Conversa de botequim

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

 

 

 

 

Pe. Alfredo J. Gonçalves, cs

Quisera tomar emprestado o gênio de Noel Rosa, de Chico Buarque ou de Adoniran Barbosa para compor a letra de um samba contemporâneo sobre “conversa de botequim”. Evidente que o protagonista principal teria de ser Jair M. Bolsonaro. Seus rompantes e impulsos, impropérios e ofensas – de modo particular nas relações com os representantes da imprensa ou nos ataques aos opositores políticos – têm muito a ver com esse tipo de conversa. Espaço onde não há travas, não há freios, não há limites. Prevalecem os instintos, interesses e paixões. Palavras e carrancas, humores e gestos se alternam com extrema rapidez.

No terreno do botequim, de fato, como todo o respeito aos que o frequentam, as rédeas da conversação costumam andar soltas. O ambiente se presta à liberdade de dizer o que se pensa, sem medir as consequências. Em geral cada personagem fala o que lhe vem à cabeça – ou de preferência o que sequer passa pela razão! Cada um diz o que quer, ouvindo muitas vezes o que não se quer. O vapor do álcool contamina o teor da discussão e tudo se funde num clima etéreo. Neste calor do momento, se mesclam e se diluem as fronteiras entre o permitido e o proibido. A exemplo das larvas de um vulcão ativo, as falas sucedem-se repentinas e espontâneas, numa confusão indistinguível de fogo e fumaça: palavras sobre palavras, intempestivas, atropeladas, destituídas de argumentos. Nada soa tão estranho à atmosfera do botequim quanto a exigência atual do “politicamente correto”.

Aqui está uma característica da “nova política”. Governa-se não a partir de um escritório revestido de estantes, armários e livros sérios e sisudos, mas a partir da mesa ou do balcão do botequim. E por que não? Neste espaço desprovido de etiquetas, a discriminação, o preconceito e o racismo podem ganhar voos livres. A preocupação com os possíveis danos e estragos fica para depois. Enquanto os gabinetes oficiais pressupõem uma liturgia rigorosa de ritos e formas, o boteco dispensa tudo isso, em favor da meia-verdade e mesmo da mentira pura e simples. A verdade é que, quando as palavras são impressas em declarações ou decretos, e estes últimos compõem documentos gravados em pastas oficiais, torna-se difícil recuar.

Mais fácil e menos problemático é jogar palavras ao vento, quando se está numa roda de amigos que se juntam para uns tragos e uma troca de ideias. Aqui respira-se um ar ligeiro, jocoso e efêmero, o que permite soltar frases de duplo ou triplo efeito, tergiversar com o significado das afirmações, usar qualquer expressão mais picante e até se permitir o luxo de um palavrão mais ousado, para não mencionar o gesto de dar uma banana para esse bando de comunistas e esquerdistas. Não obstante o emaranhado de microfones, câmaras e holofotes (ou justamente por causa deles), tudo se presta a um momento de descontração. Em caso de vazamento, sempre fica de pé a possibilidade de alegar que se tratava de uma conversa informal, que Fulano usou uma frase extraída do contexto, e coisas desse gênero…

Isso explica a frequência com que, no modo de governar de Bolsonaro e de seus ministros, vão se multiplicando avanços e recuos, mandos e desmandos, contratações e exonerações, ditos e desditos, feitos e desfeitos. Como num jogo simulado de adivinhação, tudo se torna passível de interpretações diferentes ou contraditórias. Ou como num teste de resistência, retesa-se o arco até o limite para testar a reação dos opositores. O tom cínico de brincadeira e jocosidade dá margem a que sempre se possa rever a proposta. Tendo a proposta sido atirada como num ambiente de jogatina, onde ganhar ou perder está dentro das possibilidades, o ato de voltar atrás, de retroceder, faz parte de qualquer jogador que se presta. E assim tudo vira jogo e o jogo continua… pois, como diz o poeta e cantor Gonzaguinha, “a plateia ainda aplaude e ainda pede bis, a plateia só deseja ser feliz”.

 Pe. Alfredo J. Gonçalves, cs, vice-presidente do SPM, São Paulo, 11 de fevereiro de 2020

Publicações recentes