“Congresso Missionário deve refletir sobre presença da Igreja na América”, diz delegado do Papa

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Por Geraldo Martins|27.11|13| O prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, cardeal Fernando Filoni, presidiu a missa que abriu o 4º Congresso Americano Missionário (CAM 4-Comla 9), nesta terça-feira, 26, às 17h em Maracaibo (19h30 em Brasília), na Venezuela. Segundo o cardeal, delegado especial do papa para o evento, o Congresso deve levar a Igreja a refletir sobre os cinco séculos de sua presença no Continente das Américas.

“Precisamos nos perguntar o que é que predomina em nossas igrejas, se é uma pastoral de conservação ou de anúncio, se é uma pastoral centrada somente em nossas realidades americanas ou latino-americanas, ou ao contrário, aberta ao mundo”, disse o cardeal diante de uma multidão vinda de vários países, que lotou a praça da Basílica de Nossa Senhora de Chiquinquirá para a abertura do Congresso.

Com o lema “América Missionária, partilha tua fé!”, o Congresso traz como tema o desafio de ser “discípulos missionários num mundo secularizado e pluricultural”.  “A Igreja precisa seguir o mesmo caminho de Jesus Cristo que é o caminho da pobreza, da obediência, do serviço e da imolação de si mesmo até a morte da qual saiu vitorioso pela ressurreição”, sublinhou dom Fernando.

O cardeal disse que a Igreja tem a tarefa de conduzir todas as pessoas a Cristo e Cristo a todas as pessoas. “Aqui nasce a missionariedade e o sentido deste Congresso, que não é uma agregação de forças, nem um show numérico ou uma reunião de nostálgicos”, afirmou. “Nesse nosso Congresso colocamos no centro a Cristo como Mestre e nos propomos a escutar sua voz, acolher sua mensagem e preparar para a missão. Exatamente como diz o tema deste Congresso, fazer-se discípulos missionários de Jesus Cristo a partir da América num mundo secularizado e pluricultural”, acrescentou.

Santa Terezinha

A missa foi precedida da entrada solene das relíquias de Santa Terezinha do Menino Jesus, padroeira das missões. Mais de três mil participaram da celebração que foi concelebrada por 600 padres e cem bispos.

No começo da missa, o arcebispo de Maracaibo, dom Ubaldo Ramón Santana Sequera, leu a mensagem do papa enviada aos participantes do Congresso e destacou a natureza missionária da Igreja. “Uma Igreja peregrina é, por natureza, uma Igreja missionária”, diz um dos trechos da mensagem.

Já o presidente da Conferência Episcopal Venezuelana, dom Diego Padrón, saudou o delegado do papa no final da celebração.

Delegação brasileira

A delegação brasileira é composta de 135 pessoas. São leigos, religiosos, seminaristas, padres e bispos de todas as regiões do país. A chegada a Maracaibo foi uma verdadeira maratona. Os que embarcaram em Brasília na madrugada de segunda-feira (3h30) só chegaram a Maracaibo às 23h30 (2h da madrugada de terça-feira, hora de Brasília), depois de quinze horas de espera para conexão no aeroporto do Panamá. Quem veio de São Paulo esperou sete horas. A maratona não foi muito diferente para quem fez a conexão em Caracas.

Acolhidos pelas famílias das paróquias São Miguel Arcanjo e Nossa Senhora de Fátima e refeitos da longa viagem, os brasileiros mostraram muita animação durante a missa. Foi da delegação brasileira a resposta mais animada à chamada que o apresentador fazia das delegações presentes no Congresso.

Publicações recentes