Congresso da Ameríndia: para Leonardo Boff, religião e Teologia estão ‘em alta’ no mundo de hoje

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Por Cristina Fontenele| 28.10.2015| Com o tema “O fator religioso no contexto da conflitividade”, Leonardo Boff abriu os trabalhos do II Congresso Continental de Teologia, que se realiza de 26 a 30 de outubro, em Belo Horizonte (MG), debatendo questões sobre a espiritualidade, o fundamentalismo e o terrorismo.
O teólogo pontuou que a religião e a Teologia estão “em alta” atualmente e são temas modernos, mobilizando milhares de pessoas. O fundamentalismo, de acordo com Boff, consiste na interpretação e imposição de uma determinada doutrina como a única verdade possível, postura que, em geral, envereda para o desentendimento e a violência.

Para Boff, religião e política caminham juntas, a exemplo do que ocorre no Islã, sendo a religião uma força central que mantém a identidade das pessoas, sobretudo nos momentos de crise. “Mas tudo o que é são pode adoecer”, assinalou o teólogo, lembrando os grandes conflitos existentes no Oriente Médio.

Boff afirmou ainda que, além da religião, existem outras formas de fundamentalismo e exemplificou citando a “macroeconomia capitalista”, que tem imposto um único modo de produção e consumo para a sociedade atual. Fundamentalismo este, apontado pelo teólogo, como o responsável pela falência grega e pelos cenários desestabilizadores de países latinos, como o Brasil e a Argentina, “obrigando” os governos a obedecerem a uma única lógica econômica.

Citando o lema do Pentágono (Estados Unidos) “um mundo, um império”, Boff comparou a versão estadunidense com o direcionamento papal: “um mundo, uma casa”. Destacando como são entendimentos diretamente opostos do que seria o viver em comunidade. Segundo o teólogo, desde que Washington (Estados Unidos) disse “a América está em guerra”, o mundo tem vivido sob a perspectiva dos conflitos modernos, a exemplo dos atuais refugiados europeus, que seriam resultado das guerras empreendidas pelo Ocidente.

Defendendo uma postura mais autocrítica, Boff lembrou ainda o fundamentalismo individual, praticado, às vezes, de forma inconsciente. Comportamento este que, a todo o momento, é chamado à reflexão a partir do processo de globalização, que permite às pessoas interagirem com diferentes seres humanos, de várias partes do Globo.

Assim como o fundamentalismo, o teólogo enfatizou que é preciso abordar também o tema do terrorismo, prática que, para ele, tem como objetivo instalar o medo generalizado na mente das pessoas. Para tanto, o terrorismo apresenta algumas características, como a necessidade dos atos serem espetaculares e a imagem de que os atentados foram minuciosamente preparados.

Sobre a espiritualidade, Boff defendeu a necessidade de se resgatar a conexão com a terra, pois “vivemos a cultura do cansaço”. Para ele, o futuro pode ser decidido sob duas perspectivas. A ótica de que o mundo vive uma tragédia anunciada, na qual não é possível reparar os estragos já realizados pelo homem; e a ideia de uma crise de civilização, diante da qual é possível retomar o caminho do equilíbrio, visão esta defendida por Boff.

Para o teólogo, o próximo passo da humanidade é, então, descobrir o que ele denomina de “capital espiritual” do ser humano. O que significa migrar da cabeça para o coração e sentir Deus a partir daí. Um caminho que oferece um potencial ilimitado, em função da vida e não do acúmulo.

Paradoxalmente, “nem sempre a religião alimenta”, concluiu Boff, relatando uma conversa que teve com Dalai Lama, na qual o teólogo questionou o budista sobre qual seria a melhor religião. Surpreendido, Boff disse que, segundo Dalai Lama, a melhor religião é aquela que torna o indivíduo melhor, mais humano, misericordioso e mais sensível.

O Congresso

Dezenas de teólogos e teólogas latino-americanos estão reunidos no II Congresso Internacional de Teologia para debaterem a “Igreja que caminha com o Espírito e desde os pobres”. Promovido pela Amerindia Continental e com as presenças de nomes de referência na Teologia da Libertação, como Leonardo Boff e o Gustavo Gutierrez, o encontro visa a aprofundar o fazer cristão em comunidade, ante os novos desafios de um mundo plural e conflitivo.

A cerimônia de abertura, nesta segunda-feira, 26, fez uma homenagem à Mãe Terra (Pachamama), com a oferta de elementos simbólicos, como água, terra e frutos, além da representação do lixo a partir da natureza morta e de sacos plásticos. Os participantes entoaram cânticos e leram uma oração pedindo perdão pelo consumo irresponsável dos homens, o que tem levado a quase extinção dos bens da natureza.

Nas palavras iniciais do Congresso, a mexicana Socorro Martínez, coordenadora continental da Ameríndia, disse que a eleição do papa Francisco, em 2013, para o comando do Vaticano, trouxe conquistas significativas para o contexto eclesial, sendo o pontífice um “legado” da América Latina e o primeiro papa que, de fato, optou pelos pobres. Segundo a teóloga, Francisco convida a uma nova forma de estar e atuar, para além do assistencialismo, mais próxima de uma sociedade que deve promover a dignidade de todos.

Também com a mensagem de boas-vindas, Pablo Bonavía, coordenador do Observatório Eclesial do Uruguai, destacou que a reforma na Igreja deve se distanciar do narcisismo e promover um processo civilizatório alternativo, para se viver com alteridade, cuidando da “Casa Comum” [expressão cunhada pelo Papa na encíclica ecológica Laudato si’]. O sacerdote lembrou ainda que assumir uma mudança radical e profunda não implica improvisação, e destacou as jornadas de trabalho empreendidas para discutirem o contexto eclesial em diversos países, como Bogotá [Colômbia], Montevidéu [Uruguai], Chile, Bolívia, Buenos Aires [Argentina], entre outros.

A programação do Congresso inclui reuniões para compartilhar as diferentes experiências da América Latina sobre ecologia, migrantes, tráfico de pessoas, povos indígenas e o papel da mulher na comunidade eclesial. Entre as palestras, os convidados irão debater a conjuntura e a relevância da Igreja no mundo, a autoridade dos mártires e dos pobres. O I Congresso Continental de Teologia foi realizado em 2012, na Universidade Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em São Leopoldo (Rio Grande do Sul). Após três anos, o atual encontro dá seguimento à reflexão teológica no contexto latino-americano pós Concílio Vaticano II.

Mais informações e programação: www.amerindiaenlared.org
Fonte: Adital

Publicações recentes