Confira o Dicionário do Pacto Educativo Global

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) lançou no dia 24 de maio de 2021, o Dicionário do Pacto Educativo Global, em português e espanhol, que ajuda a compreender bem o Pacto Educativo Global proposto pelo Papa Francisco. O documento é uma parceria da instituição com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), Confederação Interamericana de Educação Católica (CIEC), universidades e escolas católicas.

“O Pacto Educativo Global, proposto pelo Papa Francisco em 2019, tem por objetivo construir uma aliança entre escola, família e sociedade. Essas três instâncias não são categorias estanques ou dissociadas umas das outras, mas realidades interligadas e indispensáveis para o desenvolvimento integral do ser humano e o cuidado do planeta Terra, nossa Casa Comum. O objetivo geral de toda educação é a sobrevida do planeta, mediante uma pedagogia do cuidado, do amor fraterno e do respeito mútuo a todos os seres da criação”, explica Frei Mário Knapik, diretor responsável pelo Setor de Animação Pastoral da ANEC.

Segundo Frei Mário, além dessas instituições, também professores da educação básica e superior, religiosos, agentes de pastoral e educadores em geral participaram deste projeto, composto por 72 verbetes e seus significados. “O objetivo é oferecer aos educadores e agentes de pastoral um texto de referência para a missão evangelizadora”, enfatiza Frei Mário.

“Em muitos sentidos, este dicionário ressoa a proposta do pacto, desde a sua concepção, passando pela sua construção colaborativa com o envolvimento de muitos/as educadores/as – o que expressa o desejo de que a educação seja um instrumento transformador das realidades sociais e emancipador. Aliás, a emancipação que almejamos não é a do indivíduo isolado, mas de sujeitos abertos, disponíveis, afinal, o verdadeiro poder é o da solidariedade”, acredita Frei Mário.

Segundo Ir. Maria Inês Vieira Ribeiro, presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil, o Dicionário é um serviço “que nos alerta e compromete a sermos protagonistas de uma educação católica que toque em profundidade a vida das pessoas e transforme as formas de ver, julgar e agir, neste mundo em profundas e rápidas transformações, cujo cerne é a cultura”. Para Ir. Maria Inês, a Vida Religiosa Consagrada sempre esteve comprometida com a Educação de qualidade.

Frei Mário pede a proteção de Maria, Mãe Imaculada, nesta missão: “Assim, assumimos o pacto educativo global e o terno cuidado da casa comum, por meio de uma educação humanista, solidária e sustentável, para o bem de todas as criaturas do planeta Terra”.

Confira na íntegra: 

Faça o Download em PDF: CLIQUE AQUI

Publicações recentes