Como viver em comunidade? A lição dos povos indígenas

Cidade do Vaticano (RV) – “Uma das maiores lições que os povos indígenas têm a nos ensinar é viver em comunidade, habitar a casa comum com os parentes, com todos os nossos irmãos e irmãs, numa família grande”: palavra de Dom Roque Paloschi, Presidente do Conselho Indigenista Missionário, atual arcebispo de Porto Velho (RO).

Participando recentemente da Romaria da Terra, em São Gabriel, no Rio Grande do Sul, Dom Roque fez uma meditação em que se questiona como podemos nos redimir do pecado histórico de ter dizimado a população indígena. Como a Igreja pode reconhecer este pecado e pedir perdão?

A questão da terra

A Constituição de 1988 consagrou o princípio de que os índios são os primeiros e naturais senhores da terra. Esta é a fonte primária de seu direito, que é anterior a qualquer outro. Consequentemente, o direito dos índios a uma terra determinada independe de reconhecimento formal. Mas a realidade não é bem assim. Dom Roque explica:

 

Posts relacionados

É Advento!

É Advento! Tempo de caminhar na esperança! Tempo de esperançar! Tempo de estar vigilantes e atentos aos sinais dos tempos! Atentos aos sinais de que

Leia mais »