Com gratidão as irmãs da Divina Providência celebram 125 anos de missão na América Latina e 25 anos de missão em Moçambique

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

O Nascimento da Congregação

A Congregação das Irmãs da Divina Providência foi fundada por Pe. Eduardo Michelis, em Münster, na Alemanha, no dia 03 de novembro de 1842 e tinha como objetivo oferecer esperança e um futuro próspero para crianças órfãs em resposta às necessidades da época.

Primeira casa da congregação em Münster, Alemanha

O sacerdote Eduardo Michelis, impressionado pela miséria social, pelo desamparo físico e intelectual e pelas necessidades morais e espirituais das crianças e dos órfãos da cidade de Münster, reconheceu, à luz de sua profunda fé na Divina Providência, um apelo de Deus neste desafio da época; e, acolhendo este apelo, respondeu com uma atitude de amor cristão.

Assim se lê na introdução de nossas Constituições: “A fundação da Congregação das Irmãs da Divina Providência, a 03 de novembro de 1842, foi uma resposta de fé a uma necessidade concreta daquela época”.

Recordamos com gratidão, que desde 1895, nós, Irmãs da Divina Providência, atuamos na missão na América Latina.

O Padre Francisco Topp, entusiasmado e corajoso missionário no sul do Brasil, viajou para a Alemanha, à procura de Religiosas para assumir a tarefa de evangelização e educação.  Bateu às portas de várias Congregações femininas. Logo após alguns diálogos com o Diretor Pe. Winken comunicou-se imediatamente com a Superiora Geral, Madre Bertha, que elevou a Deus essa prece de gratidão:Louvor e gratidão a Deus, que se dignou conceder também a nós uma região missionária”. 

Madre Bertha, então conta às Irmãs da visita do Padre Topp, da sua missão no sul do Brasil, do seu desejo de levar Irmãs da Divina Providência. Essa notícia despertou entusiasmo espontâneo em muitas Irmãs e 90 delas ofereceram-se para esta missão: Seis delas foram as primeiras escolhidas: Ir. Anna, Ir. Rufina, Ir. Albina, Ir. Osvalda, Ir. Albertina e Ir. Paula. No dia 02 de fevereiro, foi celebrado solenemente o “envio” das seis missionárias e o dia 11 foi o dia da partida do primeiro grupo de missionárias para o Brasil. Numa Celebração especial, a nova missão foi consagrada ao Sagrado Coração de Jesus.

Primeiras irmãs vindas para o Brasil: (Da esquerda para a direita) Ir. Anna, Ir. Rufina, Ir. Albina, Ir. Osvalda, Ir. Albertina e Ir. Paula

Dia 27 de março de 1895 é o dia memorável em que a “terra da promissão” se abre às generosas pioneiras, cansadas, sim, de tantas emoções e aventuras, mas ansiosas por dar início ao seu labor missionário. E a história continua…

O Florescer de nossas Províncias e Região na América Latina… Nasce a primeira Província Brasileira no dia 25 de maio de 1906, a Província do Coração de Jesus, em Florianópolis, a primeira na Congregação. Irmã Amadea Beckmann é nomeada primeira Superiora Provincial das Irmãs da Divina Providência no Brasil.

Assim, com um número significativo de Irmãs e de espaços de missão, no dia 06 de janeiro de 1956, funda-se a Província Imaculado Coração de Maria, com sede em Arroio do Meio. Ficam sob sua responsabilidade toda a atividade desenvolvida no Rio Grande do Sul e no oeste de Santa Catarina. Hoje presentes no norte e nordeste brasileiro e no Paraguai.

Em 25 de abril de 1965 acontece um novo nascimento: a Província Santíssima Trindade com sede em Curitiba. Desmembrada da Província de Florianópolis, ela assume as atividades desenvolvidas no Paraná, meio oeste de Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e no nordeste brasileiro. Mais tarde inicia atividades missionárias com indígenas em Rondônia e na Bolívia.

A Província do Espírito Santo, com sede em Cuiabá, foi fundada no dia 03 de novembro de 1990. Antes região missionária da Província Imaculado Coração de Maria assume com vigor todas as atividades desta vasta região brasileira e mais tarde expande sua presença missionária em terras bolivianas.

No dia 08 de dezembro de 2001, a então região missionária da Província de Florianópolis, torna-se Região Mineira da Providência, com sede em Montes Claros. As atividades desta região se concretizam no norte de Minas Gerais em uma das mais pobres realidades do país.

Recordamos com gratidão, a Região Eduardo Michelis, no Recife, que mais tarde integrou a Província de Curitiba e a Região Divina Providência, de Lajeado e Província Nossa Senhora da Providencia, de São Miguel do Oeste, que junto com a Província Imaculado Coração de Maria em 08 de dezembro de 2013, constituíram a Província Mãe da Providencia, de Porto Alegre. Estas importantes iniciativas possibilitaram uma maior inserção junto às comunidades onde as Irmãs atuaram e uma maior participação de todas nas decisões.

Atentas às necessidades da época e com espirito missionário a Congregação ouviu o grito da Região de Malawi/Africa para atender refugiados moçambicanos presentes em seu território. Numa cooperação interprovincial as Irmãs Delvina Pasquali e Ismênia Correa de Moraes se dispõem a responder a este grito e embarcam para o continente africano. A fundação da Missão Deus Providência, em Moçambique aconteceu em 08 junho de 1995, há 25 anos. Integraram a comunidade pioneira as Irmãs Thereza, Malita, malawianas, e Ir. Delvina. Com renovado ardor queremos responder aos apelos que hoje ainda nos chegam desta realidade.

Este é o Fio de Ouro de nosso Carisma foi perpassado na Vida, História e Missão de nosso Fundador, dos Diretores da Congregação, das primeiras Irmãs, e de todas aquelas Irmãs que nos precederam. Hoje ele vai perpassando a nossa vida, pois damos nossa resposta ao seguimento de Jesus, e por isso podemos cantar com alegria:

Somos Irmãs da Divina Providência, juntas a caminho na inserção com o povo, no espírito missionário.

Momento da celebração online dos 125 anos na América Latina e 25 anos de missão em Moçambique
Grupo de irmãs de Cuiabá (MT)
Noviças e Irmãs de votos perpétuos na representação das primeiras Irmãs que vieram ao Brasil

Grupo de irmãs de Porto Alegre

Publicações recentes