CNBB inicia a 52ª Assembleia Geral em Aparecida

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Por Rosinha Martins| 30.04.14| Cerca de 300 bispos se reuniram hoje no Santuário de Aparecida para dar início à 52ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil- CNBB. Presidiu a Celebração Eucarística de abertura o arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB, o cardeal dom Damasceno Assis.

Os bispos permanecem reunidos no Centro de Eventos Padre Victor Coelho até o próximo dia 9 em torno do tema “ Comunidade de comunidades: uma nova paróquia”.

O Cardeal dom Damasceno,  destacou a importância deste tema para a Igreja do Brasil, no momento atual. “Desde Santo Domingo a Aparecida, a Igreja tem chamado a atenção para o fato de que as comunidades devem ser missionárias e evangelizadoras e por isso se faz necessária a estruturação de paróquias com pequenas comunidades, formando uma verdadeira rede de comunhão com o pároco e o bispo para que a Igreja se torne mais presente junto às pessoas mais distantes das paróquias e que estão nas periferias, muitas vezes esquecidas”, relatou.

O Leigo na Igreja e na sociedade, o agronegócio e a questão agrária, serão temas de fundamental importância a serem refletidos. “Durante o evento, os bispos irão refletir sobre temas importantes como a renovação paroquial. Após, daremos início a  uma reflexão sobre os cristãos leigos na Igreja e na sociedade. Um documento sobre a questão agrária será  aprovado e assinado pelos bispos”, afirmou. Para dom Damasceno, a  questão agrária toca no problema do direito às terras indígenas e quilombolas e é uma preocupação para a CNBB. O cardeal disse, também,  que os bispos ocuparão parte da Assembleia para refletirem sobre as Regionais da CNBB e a Amazônia.

Análises de conjuntura político-social e eclesial; a preparação para a 3ª Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos que terá como tema a família, a exortação sobre a nova evangelização, do Papa Francisco; a avaliação e encaminhamento das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE) de 2015 a 2018; as consequências e desafios pastorais da Jornada Mundial da Juventude, são assuntos que serão tratados durante o evento.

Programação

1º de maio – às 20h30 – entrega dos Prêmios de Comunicação, no Auditório da TV Aparecida.

3 de maio – Retiro com o tema “Caminhando na fé” com a assessoria do arcebispo de Chieti, em Vasto (Itália), Dom Bruno Forte.

4 de maio –  às 8 horas, Missa solene, no Santuário de Aparecida, em honra a São José de Anchieta, o “Apóstolo do Brasil”, canonizado no último dia 3 pelo Papa Francisco.

6 de maio – Celebração ecumênica, no Centro de Eventos.

Fonte: Rádio Vaticano

Publicações recentes