Cardeal Scherer ordena três padres paulinos na Sé

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

 

Padre Mário Roberto, Francisco das Chagas Galvão e Deivid Rodrigo foram ordenados em missa na Catedral da Sé (foto: Luciney Martins/O SÃO PAULO)

A Família Paulina esteve em festa no sábado, 31 de julho. Prestes a completar 90 anos de presença no Brasil, a Pia Sociedade São Paulo (Padres e irmãos Paulinos) celebrou a ordenação de três novos sacerdotes, em missa, na Catedral da Sé, em São Paulo.

Pela imposição do Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, os diáconos Deivid Rodrigo dos Santos Tavares, 36, Francisco das Chagas dos Santos Galvão, 35, e Mario Roberto de Mesquita Martins, 34, receberam o sacramento da Ordem no grau do presbiterato.

Participaram da celebração os padres e irmãos paulinos, além dos membros das outras congregações e institutos que compõem a Família Paulina, fundada pelo Bem-Aventurado Tiago Alberione em 1914, com o carisma do anúncio do Evangelho pelos meios de comunicação.
Momento fecundo
No fim da missa, em nove dos neo-sacerdotes, o Padre Francisco das Chagas agradeceu a presença e a oração e todos. “O nosso ‘sim’, é resultado da generosidade de muitas pessoas: família, amigos, professores, nossa comunidade de origem e, claro, a nossa congregação dos padres e irmãos paulinos”.

O novo padre ressaltou que, nos tempos difíceis vividos pela humanidade, há quem afirme que esse não fosse o melhor momento para se tornar sacerdote. “Para nós, paulinos, que temos como propósito viver e comunicar o amor de Deus a todos os povos, sem distinção, segundo espírito do Apóstolo Paulo, este é o momento mais fecundo para sermos instrumentos de misericórdia e de compaixão”, disse.

Dar Deus aos homens com o “coração pastoral” de Jesus
Em mensagem enviada aos recém-ordenados, o Superior Geral dos Paulinos, Padre Valdir José de Castro, manifestou a alegria de toda a congregação pela ordenação e exortou a viverem o sacerdócio como “verdadeiro serviço, segundo o coração pastoral de Jesus, o mestre, buscando sempre o encontro com ele, por meio da oração, as luzes necessárias pra levar ao povo o pão da Palavra e da Eucaristia”, sendo “incansáveis homens da misericórdia e dispensadores dos mistérios de Deus”.

“Como afirmava nosso fundador, pastoral é ‘a grande arte e dar Deus aos homens e de dar os homens a Deus em Jesus Cristo’, que veio para que todos tenham vida e a tenham em abundância (Jo 10, 10). Impulsionados pelo ‘coração pastoral’, vocês possam servir o povo, especialmente os mais pobres necessitados, os que vivem na periferia do pensamento e do mundo”, acrescentou o Superior.

Por fim, Padre Valdir exortou os novos padres a serem “testemunhas do Evangelho, com simplicidade e entusiasmo, como verdadeiros ‘artesãos de comunhão’, a exemplo do apóstolo Paulo, utilizando na missão todas as linguagens da comunicação”.

Após serem ordenados, padres paulinos consagram seu ministério à Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos (foto: Luciney Martins/O SÃO PAULO)

Novos padres
Padre Deivid Rodrigo dos Santos Tavares nasceu em Aracaju (SE) e sempre atuou na sua comunidade de origem na área da liturgia, catequese e comunicação, o que despertou nele o chamado para dedicar a vida ao anúncio da Palavra pela comunicação.

Lema: “Lanço-me para a frente, em direção ao chamado do alto que vem de Deus em Jesus Cristo” (Fl 3,13-14).

Padre Francisco das Chagas dos Santos Galvão nasceu em Viçosa do Ceará (CE). Aos 19 anos, após fazer sua primeira Comunhão e a Crisma, sentiu o chamado de Deus para a consagração da vida. Anos depois, conheceu a Congregação dos Paulinos e se encantou com o carisma da evangelização pelos meios de comunicação.

Lema: “No mundo tereis tribulações, mas tende coragem; eu venci o mundo” (Jo 16,33).

Padre Mario Roberto de Mesquita Martins é natural de Cantanhede (MA). Desde a infância, era engajado na vida eclesial, mas foi na Jornada Mundial da Juventude de 2011, em Madri, Espanha, que encontrou a resposta para sua inquietação interior que o levou a iniciar o discernimento vocacional com os Paulinos.

Lema: “Tudo faço pelo Evangelho” (1 Cor 9,23).

Matéria completa em: https://osaopaulo.org.br/sao-paulo/paulinos-sao-ordenados-padres-na-catedral-da-se/

Texto: Fernando Geronazzo
Fotos: Luciney Martins/O SÃO PAULO

Publicações recentes