Entre os dias 17 e 23 de junho, a Irmã Rosa Elena, Assessora do Setor Missão da CRB Nacional, participou de uma missão na fronteira de Roraima com a Guiana e a Venezuela.
A missão foi organizada pela Comissão Episcopal Especial para o Enfrentamento ao Tráfico Humano (CEPEETH) da CNBB, com o propósito de conscientizar a população e influenciar políticas públicas relacionadas ao tráfico humano. A Irmã Rosa esteve representando a Conferência dos Religiosos do Brasil e a Rede Um Grito pela Vida da qual acompanha como Assessora.
A Rede Um Grito Pela Vida, integrante da CRB Nacional e parte da Talitha Kum – Rede Internacional da Vida Consagrada contra o Tráfico de Pessoas, é um espaço de articulação e ação da Vida Religiosa Consagrada no Brasil. Desde 2006, a Rede atua de forma descentralizada e articulada com outras organizações e iniciativas, visando sensibilizar e mobilizar a sociedade contra o tráfico de pessoas no país. Composta por religiosos, religiosas e leigos, a Rede promove ações de prevenção, proteção e atendimento às vítimas de tráfico humano.
A missão em Roraima contou com a participação de diversas instituições e organizações, como a Comissão Pastoral da Terra (CPT), a Associação Brasileira de Defesa da Mulher da Infância e da Juventude (ASBRAD), a Rede CLAMOR Brasil, a REPAM Brasil, o Serviço Pastoral do Migrante (SPM), a SEFRAS/Ação Social Franciscana, a Cáritas e a Universidade Federal de Roraima (UFRR).