Assembleia Formativa da Regional de Goiânia trata do planejamento de 2026 e do chamado a ser “Sentinelas da Esperança”

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
WhatsApp
X
Telegram

No dia 27 de setembro, sábado, aRegional Goiânia realizou sua Segunda Assembleia Formativa de 2025, na Paróquia São Judas Tadeu, dos Frades Dominicanos, em Goiânia. O encontro teve como pauta o planejamento das atividades para 2026 e o repasse dos resultados da 27ª Assembleia Geral Eletiva da CRB Nacional, realizada em julho.

A programação foi aberta com a Celebração Eucarística presidida por Dom Joaquim Carlos Carvalho, bispo referência dos Religiosos na CNBB do Centro-Oeste. A acolhida e as leituras ficaram sob a responsabilidade do Núcleo de Goiânia. Em sua homilia, baseada no Evangelho de Lucas (9, 43b-45), Dom Joaquim destacou o verbo “admirar” como um convite a olhar a realidade com amor. Dom Joaquim concluiu sua mensagem recordando que a Vida Religiosa Consagrada é chamada a ser “Sentinela da Esperança”, aquela que olha, guarda e serve, inspirando-se na atitude de Maria, que “vai apressadamente para servir”.

Após a missa, os participantes partilharam um café da manhã, seguido da condução da assembleia pelo Irmão Diego Joaquim, coordenador da CRB Regional Goiânia. As delegadas Irmã Maria Odete e Irmã Maria das Mercês apresentaram os encaminhamentos e reflexões da 27ª AGE da CRB Nacional, realizada sob o tema “Vida Religiosa Consagrada: Sentinela de Esperança em tempos de travessia”.

Durante o repasse, foi destacada a fala da Irmã Simona Brambilla, Prefeita do Dicastério para a Vida Consagrada, que propôs reflexão sobre a conversão das relações e do coração e o convite para alargar os espaços interiores em vista de formação contínua — aspectos presentes nos novos Horizontes e Prioridades da Vida Consagrada.

A tarde teve início com um momento orante preparado pelo Núcleo de Anápolis, seguido pela apresentação do Relatório Financeiro e pela socialização dos novos Horizontes e Prioridades. Em seguida, Irmão Diego Joaquim e Irmã Ana Soares apresentaram uma prévia do calendário de 2026, abrindo espaço para as reuniões por núcleos, que definiram temas e datas para o planejamento estratégico do próximo ano.

O encontro foi concluído com a oração final conduzida pelo Núcleo de Aparecida, que pediu a paz mundial e agradeceu pelo dia de partilha e comunhão. O encerramento se deu com outro café partilhado entre os participantes.

Publicações recentes

plugins premium WordPress