“A REPAM quer ser uma rede da Igreja com o povo da Amazônia”, diz dom Cláudio Hummes

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Por Assessoria de Imprensa| Com o tema  “Pan-amazônia, fonte de vida no coração da Igreja,  a Rede Eclesial Pan-amazônica realizou em agosto de 2015, o encontro ampliado do comitê.  O primeiro evento realizado foi o encontro do Comitê ampliado que contou com a participação de 38 pessoas, representantes dos nove países da Panamazônica, entre eles Equador, Bolívia, Peru, Colômbia e Brasil. Dom Cláudio Hummes, presidente da Repam, Maurício Lopes, secretário Executivo da Rede e Dom Pedro Barreto marcaram o evento com suas presenças, reflexões e postura de comprometido e busca para se delinear o caminho da REPAM.

A CLAR – conferência dos Religiosos Latino-amreciana e Caribenha fez-se presente mediante uma de suas diretoras Irmã Elsie Vinhote (que também é membro da diretoria da CRB Nacional) e o Irmão João Gutemberg. A CRB Nacional foi representada pela assessora executiva para a missão, Irmã Maria de Fátima Kapp. Integrantes da Equipe Itinerante colaboram com suas partilhas e experiências da vivência na missão que buscam estar entre os mais sofridos e abandonados da região amazônica.

 Às vésperas de completar um ano de sua fundação, a Rede  se volta para a consolidação de sua organização interna, clarificação de seus objetivos e critérios para formalizar parcerias com organismos afins e articular os seus eixos temáticos. Essa reflexão constituiu uma retomada do caminho percorrido até o momento presente.

Um dos grandes destaques da programação foi a presença, no primeiro dia, do Monsenhor Marcelo Sanchez, chanceler da academia de ciências do Vaticano.

Painel sobre a Encíclica Laudato Sì

Os participantes do encontro do comitê da REPAM  foram convidados participar de uma mesa de debates, intitulada: “apresentação pública e diálogo com a sociedade, sobre o papel e os ecos da Encíclica Laudato si, do Papa Francisco para o futuro da Amazônia e do Planeta”. O evento foi promovido pela Fundação Amazonas Sustentável e teve como local a sede do próprio movimento.

Nesse ato público dom Cláudio Hummes, presidente da REPAM foi convidado a compor a mesa e fazer uma explanação sobre a Encíclica Laudato Si. Monsenhor Marcelo Sanchez, representantes de diversos segmentos da sociedade civil e da igreja: artistas, intelectuais, educadores/as, fizeram parte da mesa.

Monsenhor Marcelo acenou para o meio ambiente como ‘casa comum’ porque é ‘casa de Deus’. Ele se encarna em Jesus de Nazaré e vem morar entre nós’. Ao se referir sobre as fontes que alicerçam a Encíclica evidenciou: ‘as fontes são duas, a Bíblia e a Ciência’. “Na Bíblia constatamos que Deus nos chama a ordenar, cuidar, a custodiar a casa comum, que é a criação. Custodiar respeitando a natureza. Promover o desenvolvimento, mas que seja considerando o aspecto sustentável. É preciso acolher o que a comunidade científica”,  constata e alerta.

Como o Papa Francisco acentua, disse o Monsenhor, “os pobres são os que mais sofrem porque são os que se encontram menos preparados. O Papa na Encíclica vê o aumento da pobreza e os que vivem em situações extremas: prostituição, drogas, trabalhos forçados, riscos de tráficos de pessoas e de órgãos. O documento Laudato Si nos convoca à convivência consciente como sero ser humano, cuidando da criação. “O grito da terra e do povo tem solução com a inclusão social e o compromisso”.

 Transcorridos os momentos de debates foi servido uma deliciosa magica, ao som de músicas de artistas locais.  A ênfase no referido debate foi sobre a importância e ecos da Encíclica Laudato Si e ações para preservação da Amazônia como pulmão da humanidade.

Momento Interativo com a Igreja Local e o Público

Na tarde do dia 18.08 abriu-se um espaço para diálogo e interação com a Igreja local e público da sociedade de Manaus. O ato foi precedido de um momento de mística. Compôs a mesa os explicitadores: dom Cláudio Hummes, dom Pedro Barreto e o padre Dário Bossi.

Dom Cláudio versou sobre a questão da urgência do cuidado da criação e a instalação da REPAM, como uma rede, uma plataforma de intercâmbio e enriquecimento mútuo e uma confluência de esforços da Igrejas locais, organismos, congregações religiosas, movimentos eclesiais com voz profética e a serviço da vida e do bem comum. “A REPAM se propõe a potenciar de maneira articulada a atuação da Igreja no território Panamazônico, atualizando e concretizando ações eclesiais conjuntas. O cardeal fez referências à Encíclica Laudato Si do Papa Francisco e do veemente apelo ao cuidado da criação e às imensas necessidade da região amazônica. Retomou os procedimento anteriores que gestaram o nascimento  da Rede”.

Dom Cláudio enfatizou, ainda,  a importância da Amazônia para o Brasil e  para todo o mundo, como pulmão da humanidade. O evento teve como finalidade retomar os objetivos da REPAM, ouvir a população amazonense o que esperam, como se pode trabalhar em conjunto, somar forças e efetuar um intercâmbio. Ressaltou que o comitê quer ouvir como se pode trabalhar juntos no dia-a-dia da vida, da história na Amazônia. “A REPAM quer ser uma rede da Igreja, com o povo da Amazônia. Quer envolver-se nos desafios e necessidades rurais como na área urbana, trazendo presente os rostos amazônicos, com os traços da sua diversidade cultural e de sua beleza original”.

Hummes recordou que a REPAM não é uma Conferência episcopal da Amazônia, nem uma ONG, mas uma rede. Isso quer expressar que todas as partes envolvidas são iguais. Há uma igualdade e responsabilidade que envolve a todos. Trata-se de um espaço, no qual queremos compartilhar sonhos, partilhar nossas ações, o que fazemos; queremos nos voltar para os problemas e desafios diante dos grandes projetos que vêm de fora e interferem a realidade amazônica.

A REPAM quer ser um serviço eclesial da igreja não só para o Brasil, mas para os nove países envolvidos e que constituem e compartilham a Pan amazônica. A Rede se propõe a promover a vida, assumir projetos juntos. Perguntamo-nos como podemos oferecer serviços à população amazônica. “A REPAM pode ser a grande oportunidade das Igrejas envolvidas fazerem a experiência da comunhão e da solidariedade, de rsermos uma inspiração uns para os outros”.

O surgimento da REPAM teve uma longa trajetória. Hummes destacou dois marcos significativos que foi o encontro no Peru, em 2013 e em Manaus em 2013.  Mas muitos passos anteriores foram dados até a sua criação em 2014, em Brasília. Um dos objetivos deste encontro é estabelecer condições de trabalho nas conferências episcopais. Devemos buscar a ajuda mútua, “não complicar o que é simples. No fundo é o amor a Cristo que nos une e nos move”. É muito simples. Agradeceu a presença de todos e os esforços efetuados até o momento presente.

Dom Pedro Barreto, arcebispo de Huancayo, Peru. Presidente do Departamento de Justiça e solidariedade do Peru. Por sua vez retomou aspectos importantes e fundamentais que antecederam a criação da REPAM. Enfatizou as posturas dos pontífices anteriores, como o Papa Paulo VI e João Paulo II. Fez referências a um texto de João Paulo II, do ano de 1991, portanto há 24 anos. Fez alusões aos problemas que estamos enfrentando como a água. Questionou: “de que nos adianta tecnologia se não temos água?” Apresentou um vídeo da instalação da REPAM e os seus antecedentes.

O Pe. Dário Bossi, missionário comboniano que atua no estado do Maranhão enfoque a sua reflexão sobre a grave situação dos megaprojetos de mineração – multinacionais – no solo brasileiro. Discorreu a respeito dos enfrentamentos e os impactos da mineração. “Trata-se de uma luta desigual. E nessa luta desigual qual é  vitória possível? ”

Concluídas a explanações do painel temático, o público interagiu e fez-se uma ressonância com os participantes do encontro do comitê REPAM, em pequenos grupos.

O evento teve o seu momento culminante com a celebração eucarística, ao som do violino e outros instrumentos musicais, com a participação de artistas locais e a comunidade eclesial. A eucarística presidida por Dom Mário Antônio,  bispo auxiliar de Manaus.

Publicações recentes