Irmã Liliana Franco: a Vida Religiosa na Igreja na América Latina e no Caribe

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Irmã Liliana: “Só colocando-nos no lugar dos mais pobres é que a Vida Religiosa se reabastecerá de sentido”.

Irmã Liliana Franco, presidente da CLAR

Padre Modino – CELAM

A Irmã Liliana Franco define a Vida Religiosa na América Latina e no Caribe como uma narrativa confiável, como “o ícone evangélico e profético de um novo modo de ser, de fazer e de estar”.

A presidente da Confederação Latino-americana de Religiosos (CLAR), usa três imagens para fazê-lo: sandálias empoeiradas na arte de caminhar, um farol no meio da noite e uma ponte que favorece a comunhão. A religiosa colombiana define a instituição que ela representa como algo que “traz a riqueza de uma sólida espiritualidade, inspirada nos valores do Evangelho, fruto da contemplação da Pessoa de Jesus e da paixão por seu Reino”. É uma história de testemunhas, de respostas a gritos reais, caminhando em fraternidade, sendo uma presença nas periferias.

Esta presença é vista por Liliana Franco como a condição, pois “somente se colocando geográfica e existencialmente no lugar dos mais pobres, que é o lugar de Jesus, a Vida Religiosa se reabastecerá de sentido”. Por todas estas razões, diante da celebração do Dia da Vida Consagrada, ela agradece a generosa dedicação de tantos religiosos e religiosas, tendo consciência de que “a força e a possibilidade da Vida Religiosa estão na riqueza do que é comum, do que é patrimônio de todos e que nos esforçamos para dar”.

O que a Vida Religiosa representa para a Igreja na América Latina e no Caribe neste momento?

Hoje, mais do que nunca, a Vida Religiosa neste continente não é apenas uma narrativa confiável, mas também o ícone evangélico e profético de um novo modo de ser, de fazer e de estar.  É por isso que eu gostaria de usar três imagens para responder à sua pergunta.  Depois de quase quatro anos de serviço aos religiosos e religiosas do Continente, encontro três imagens que expressam o que a vida religiosa representa para a Igreja no Continente.

A primeira são as sandálias empoeiradas na arte de caminhar.  A Igreja do Continente é desafiada por uma Vida Religiosa que permanece inserida nos lugares mais empobrecidos, que continua a acreditar nos processos, no germinal e no gratuito.  Que não se cansa de retórica e não se esforça para fazer manchetes na mídia, que simplesmente se dá em simplicidade e profecia, que faz sua morada entre os pobres, caminha com os migrantes, acompanha e escuta as vítimas, compromete-se a educar, a curar as feridas, a trabalhar pela paz e pela justiça.

Em segundo lugar, é um farol no meio da noite. Diante da crise de credibilidade da Igreja e passando por sua própria noite, a Vida Religiosa, mais diminuída nos membros, mais envelhecida, mais desgastada pelo peso da instituição, está determinada a responder com novidade e, por isso, não deixa de se formar com a consciência de que são necessárias melhores testemunhas, não poupa esforços para refletir, em discernir onde se encontram os horizontes da novidade e da ressignificação.  Ela mantém essa autocrítica saudável que lhe permite superar a tentação de se tornar confortável, de se paralisar em respostas medíocres.  Ela sabe que é portadora de uma riqueza carismática plural e isto a mantém dinâmica, conduzida pelo Espírito, e por esta razão se agarra à esperança.

A terceira, uma ponte que favorece a comunhão, porque consciente da diversidade que a habita, da riqueza vocacional que recebeu e que a torna parte da Igreja: mística, missão e profecia, a Vida Religiosa está convencida da necessidade de caminhar em favor da comunhão. Não é uma tarefa fácil, mas devemos investir todas as nossas energias nela, porque os aspectos fraternos são o sinal que a sociedade espera ler na Igreja.  É por isso que tantos religiosos estão ali localizados, no lugar do trabalho em rede e da sinergia, da construção coletiva e da pesquisa conjunta.

Em uma Igreja que quer caminhar na sinodalidade, o que pode a CLAR, que há mais de 60 anos se esforça para promover o trabalho em rede dentro da Vida Religiosa e da Igreja, contribuir para esta forma de ser Igreja para a qual o Papa Francisco nos chama?

A CLAR traz a riqueza de uma sólida espiritualidade, inspirada nos valores do Evangelho, fruto da contemplação da Pessoa de Jesus e da paixão por seu Reino. É também a memória de uma forma de estar na Igreja, na qual a kenosis, a doação da própria vida, tem precedência.  A história da CLAR é marcada por homens e mulheres que são testemunhas autênticas, verdadeiros profetas, mártires que banharam a terra deste continente com seu sangue.  Sua vida, sua morte, suas causas continuam a ser o sangue vital que alimenta a caminhada da CLAR.

Da mesma forma, um estilo pastoral que pressupõe ouvir a realidade, discernir os acontecimentos e questionar diariamente a vontade de Deus.  Os ícones evangélicos da CLAR ao longo de sua história, as prioridades de seus diferentes Horizontes Inspiradores, sempre respondem a urgências, a gritos reais.  É uma ação habitada pela realidade. Finalmente, é uma forma de caminhar, como irmãos e irmãs, em rede, apoiando-se uns aos outros.  Unindo forças, gerando alianças de solidariedade, alcançando uns aos outros. 

A presença da Vida Religiosa nas periferias sempre foi algo notável na América Latina e no Caribe, uma presença acentuada durante este tempo de pandemia. Na sua opinião, o que este tempo de pandemia significou para a Vida Religiosa no continente?

Uma minoria permaneceu nas trincheiras de segurança e conforto.  Mas a maioria tem estado no lugar do contágio, nossas múltiplas plataformas pastorais: educação, paróquia, saúde, assistência, colocaram a maioria de nós na zona de risco.  Na verdade, milhares de religiosos e religiosas deram suas vidas em meio a esta pandemia. 

Para quase todos eles, isso significou uma dose imensa de fé que lhes permite navegar no meio da incerteza que esta pandemia trouxe.  Ela nos levou a repensar, a nos formar com novidade e a usar outras plataformas para fazê-lo; exigiu de nós criatividade ao enfrentar desafios apostólicos, nos colocou no território da ousadia de buscar recursos, de criar redes de solidariedade, de tentar fazer com que a sopa seja suficiente para todos. Isso nos levou a fazer alianças para defender os direitos dos mais pobres.  Ela nos convenceu da necessidade de uma reforma.

Em que medida esta presença nas periferias pode ajudar a Vida Religiosa a crescer em autenticidade e ser um melhor testemunho do Evangelho encarnado para a Igreja e a sociedade na América Latina e no Caribe?

Esta é a condição.  Somente se estivermos geográfica e existencialmente localizados no lugar dos mais pobres, que é o lugar de Jesus, a Vida Religiosa se reabastecerá de sentido.  Somente o Espírito nos fará reconhecer a urgência de uma Vida Religiosa capaz de sair e atenta aos sinais dos tempos, pronta a escutar a realidade e a se descompor, para que o que é comunitário, fraterno e radicalmente evangélico possa acontecer.

Desvendar a identidade missionária de nossa opção nos levará a viver nossa vocação com maior significado e radicalismo.  Cabe a nós percorrer os territórios de missão, ser presença e profecia, companheirismo e proximidade, nas fronteiras, como aliados do povo na defesa da vida e das causas comuns.  Com eles, com os mais pobres, como amigos, irmãos e discípulos.

Toda vez que se comemora uma data importante é um momento de gratidão, como presidenta da CLAR, o que é que a senhora é grata à Vida Religiosa da América Latina e do Caribe?

Neste serviço à Vida Religiosa do continente, muitas vezes eu contemplei as mãos de nossos irmãos mais velhos, vi-os necessitados e misteriosamente cheios, bronzeados de dedicação, enrugados de suavizar a existência dos outros. Mãos que se aproximaram para abençoar e acariciar; para oferecer o que têm: uma oração, uma expressão sincera, um legado autêntico e eterno.

Tenho visto as mãos daqueles que estão na luta diária. Aqueles que se estendem generosamente na sala de aula, na direção da escola, na travessia do rio, no acompanhamento da biblioteca, no grupo bíblico, no aconselhamento pastoral, na cozinha em casa, no acampamento com os jovens, na oficina com os camponeses, nas comissões de luta pela justiça, na residência com os universitários, à beira do leito dos doentes, em… Estas mãos revelam que nós, homens e mulheres consagrados, possuímos um grande zelo apostólico e que há tantas buscas sinceras por mais da missão, que constituem o testemunho que atualiza nossos carismas.

Abordei as mãos daqueles que estão apenas começando e que começam a mostrar frescor, vigor, risco, criatividade e paixão evangelizadora. Mãos de raças e cores diferentes, que estão unidas como irmãs por Jesus e pelo Reino.

Mãos de homens e mulheres, mãos frágeis e fortes, mãos calejadas, mãos que sabem como embalar a vida e curar as feridas; mãos que levam o Evangelho e abrem a terra para depositar nela sementes de esperança; mãos que assumem riscos; mãos que constroem e sustentam; mãos que sabem que são corresponsáveis pela construção do Reino… mãos de viúvas pobres, de semeadores cansados que dão tudo… daqueles que se oferecem sem se pouparem em um egoísmo estéril.  As mãos de todos aqueles que, com criatividade evangélica, tornam sua existência frutífera e realizada.

E é por isso que agradeço a cada 2 de fevereiro, essas mãos estendidas, conscientes de que a força e a possibilidade da Vida Religiosa estão na riqueza dos bens comuns, daquilo que é patrimônio de todos e que nos esforçamos para doar.  É a capacidade que temos de sair de nós mesmos e de estar generosamente disponíveis para o presente. Sou grata porque, neste serviço, vi tantas mãos que são calosas e frutíferas, e estas mãos me sustentaram enquanto caminhava.

Publicações recentes