37ª Semana do Migrante tem início dia 12 de junho no Santuário Nacional de Aparecida

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Entre os dias 12 e 19 de junho acontece a 37ª Semana dos Migrantes, realizada pela Pastoral dos Migrantes (SPM) e pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com apoio da obra episcopal Misereor, da organização Adveniat, da Puentes de Solidariedad e da Rede Clamor.

Tema e lema

Neste ano o tema da semana é Migração e Saberes. Já o lema é Escuta com Sabedoria e ensina com a Prática.

No dia 12 de julho, vai acontecer no Santuário Nacional de Aparecida a abertura da Semana dos Migrantes 2022. A abertura acontecerá na missa das 12h e será celebrada por Dom José Luiz Ferreira Salles, bispo da diocese de Pesqueira (PE), presidente do Serviço Pastoral dos Migrantes e referencial do Setor de Mobilidade Humana da CNBB, que assina a apresentação do Texto Base.

“Neste ano a Semana dos Migrantes vem com o tema Migração e Saberes e o lema: Escuta com sabedoria e fala com a prática. Destacamos também a figura inspiradora da ação pastoral que é o Ano dedicado a Scalabrini e que nestes dias teve o anúncio da confirmação de sua Santidade reconhecida pelo Vaticano. Isso tudo vem a calhar com a fala com a prática. É o testemunho de Scalabrini diante dos migrantes e refugiados, sinal do Reino nesta missão. Scalabrini faz sua vida de entrega pelas práticas, enviando em seu nome e da Igreja as pessoas chaves para o exercício deste trabalho.” afirma Dom José.

Cartaz

O cartaz deste ano traz como figura central uma mulher que carrega os cinco continentes. Ela é a representação da Mãe Terra que gera a vida e abriga a todos e todas. O sol que ilumina toda a cena representa a sabedoria. O vestido e os cabelos remetem a ideia da árvore como o eixo do mundo ( Axis Mundi). Ela liga o Céu e Terra, assim a sabedoria pode se manifestar em tolerância e generosidade. Essa mulher como árvore, que tem raízes profundas, um saber que emana das entranhas da terra para o mundo e que se espalha pelos seus braços, galhos, alimentada, nutrida pela diversidade dos continentes, um território completo, para uma educação integral.

Oração

Baixe aqui: Oração

Texto-Base
A organização da 37ª Semana do Migrante disponibilizou um texto-base, subsídio com oito páginas, com aprofundamento sobre a escuta como caminho para a ação pastoral libertadora, ecoando que a sabedoria emerge da escuta e que o poder de fala só é legítimo quando acompanhado da prática.

“Os migrantes seguem em frente, em seu vai e vem de esperança, participantes invisibilizados no massacrante cotidiano que os exclui de uma vida de direitos. É o desafio de ser expectador e protagonista do processo histórico em construção. Suas histórias de vida, seus sonhos e suas lutas nos ajudam a perceber que o fenômeno migratório resulta, também, da exclusão social, da falta de perspectivas, da miséria de muitos provocada pela acumulação e pela riqueza de poucos”, defende um trecho do texto.

Baixe aqui: Texto-Base

Rodas de Conversa
Outro subsídio oferecido pela organização da Semana destina-se à realização de duas rodas de conversa e um encontro celebrativo para refletir sobre os temas: 1º encontro – A vida é uma escola – Migrantes vão à luta!; 2º encontro – Escutar a mãe terra com sabedoria – migrantes cuidando da casa comum; e 3º encontro – Culturas diferentes alargam o horizonte (celebração).

Celebração Ecumênica para o Dia do Migrante
Também foi disponibilizado um roteiro para a celebração ecumênica para o Dia Nacional do Migrante, dia 14 de junho. O roteiro se inspira no objetivo da Semana do Migrante de fortalecer a troca de saberes, a interação e um encontro das culturas para a vivência compartilhada do bem comum.

Publicações recentes