Nesta sexta-feira, 20 de setembro, teve início o 1º Encontro das Comunidades Intercongregacionais, promovido pelo Setor Missão da Conferência dos Religiosos do Brasil. O evento está sendo realizado no Centro Estigmatino de Pastoral, na Paróquia Santa Cruz e Santa Edwiges, no Plano Piloto, em Brasília-DF, e se estenderá até o próximo, 22 de setembro.
Com o tema “Presença profética e transformadora da Vida Religiosa Consagrada no mundo atual”, o encontro conta com a participação de comunidades intercongregacionais de Baliza (GO), São Felix do Araguaia (MT), Brás (SP), Tocantínia (TO), Hulha Negra (RS) e Dourados (MT). O evento busca promover uma reflexão profunda sobre os desafios e as realidades vividas por essas comunidades, que atuam em conjunto para promover o bem-estar social e espiritual das populações mais vulneráveis.
O Projeto Intercongregacional é uma ação que une religiosas e religiosos de diferentes Congregações, com o objetivo de fortalecer a ação missionária e social nas comunidades em que atuam. A diversidade de experiências e realidades representadas no encontro contribui para uma abordagem mais abrangente e enriquecedora das discussões sobre o papel da Vida Religiosa Consagrada no contexto atual.
Irmã Valmí Bohn, assessora do Setor Missão da CRB Nacional, ressaltou a importância do encontro para a consolidação dessas comunidades. “Esse primeiro encontro presencial é um momento de reflexão e aprofundamento da nossa forma de viver em comunidade. Vejo que essa nova maneira de vida em comunidade é o caminho e o futuro da Vida Religiosa Consagrada. A CRB Nacional, pelo Setor Missão e junto com as Congregações envolvidas, acompanha as Comunidades Intercongregacionais no apoio, na formação, nos diálogos, e na busca de uma vivência de testemunho junto ao povo onde trabalham.”
A temática foi aprofundada pela Irmã Maria de Fátima Alves de Morais, Apóstola do Coração de Jesus, que abordou a “Presença profética e transformadora da Vida Religiosa Consagrada” a partir de uma perspectiva emocional e espiritual. Ela falou sobre a importância de uma atuação pautada no amor e na empatia, possibilitando mudanças na sociedade por meio da espiritualidade e do compromisso com a justiça e a paz.
O encontro segue até domingo, com momentos de partilha, reflexão e planejamento de ações conjuntas, reforçando o papel das comunidades intercongregacionais como agentes de transformação social e evangelização no Brasil.