Na manhã desta quinta-feira, 15 de agosto, teve início o Congresso de Comunicação – Inteligência Artificial, Lei Geral de Proteção de Dados e Discernimento no Ambiente Digital.O evento está sendo realizado na Faculdade Paulus de Comunicação (FAPCOM), em São Paulo, e reúne mais de 200 participantes, entre religiosos, religiosas, leigos e leigas de todas as regiões do Brasil.
Irmã Neusa Santos, Coordenadora do Congresso e Assessora do Setor de Comunicação da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB Nacional), abriu as atividades dando as boas-vindas aos congressistas. Ela destacou a alegria de receber a Vida Religiosa do Brasil e os leigos das Instituições Religiosas, criando um espaço para diálogo e reflexão. Irmã Neusa enfatizou que a presença de todos enriquece a busca por caminhos de comunicação mais humana e inovadora. Ela também apresentou os membros da Comissão de Comunicação e Cultura Digital da Conferência Latino-Americana e Caribenha de Religiosos e Religiosas (CLAR), que acompanham o congresso, trazendo as realidades da América Latina e Caribe.
Em seu discurso de abertura, Irmã Neusa destacou que a comunicação é um processo de diálogo, participação e construção colaborativa em rede. Por isso, o Congresso, organizado pelo Setor de Comunicação da CRB Nacional, é em parceria das assessorias de comunicação da FAPCOM, da CNBB e da Arquidiocese de São Paulo.
Padre Erivaldo Dantas, diretor da FAPCOM, também deu as boas-vindas aos participantes, expressando sua satisfação em acolher o evento na Faculdade Paulus de Comunicação.
Padre Michelino Roberto, Vigário Episcopal para a Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de São Paulo, ressaltou a importância da parceria com a CRB Nacional e acolheu a todos em nome da Arquidiocese e do Arcebispo Dom Odilo Scherer. Ele agradeceu à Irmã Neusa por ter liderado esse projeto, destacando que este é um exemplo das muitas colaborações que podem surgir.
Irmã Neusa também anunciou a temática do dia, agradecendo a presença de Dom Valdir de Castro, presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB, que iniciou o ciclo de palestras com o tema “Igreja e discernimento no ambiente digital: preservar a identidade e transmitir valores”.
Ainda durante a manhã, o Dr. João Fábio Azeredo, especialista em direito digital, falou sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), abordando os desafios e responsabilidades que essa legislação impõe às instituições e aos indivíduos no ambiente digital.