Sínodo Amazônico pode ser um divisor histórico para a região, afirma Pe. Vilson Groh

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

 

 
Ouça a reportagem especial e compartilhe

O Pe. Vilson Groh, presidente de um instituto que leva o seu nome em Florianópolis/SC, ao trabalhar com assessoria pedagógica, jurídica e de captação de recursos de organizações da sociedade civil, convida o Brasil a olhar e a escutar diversamente a realidade vivida na região Amazônica através do Sínodo dos Bispos de outubro: não será apenas uma assembleia e a produção de um documento final, “é um Sínodo que talvez fundamentalmente vai marcar um divisor histórico do ponto de vista político, econômico, social e eclesial”.

Silvonei José, Andressa Collet – Cidade do Vaticano

Além de identificar os pontos centrais do Instrumentum Laboris, a preparação em vista do Sínodo Amazônico de outubro, no Vaticano, também propicia análises mais profundas e de conscientização por parte de brasileiros, consagrados ou não, e às vezes distantes geograficamente da região Amazônica.

Olhar o Sul do Brasil e escutar a Amazônia

O Pe. Vilson Groh, presidente de um instituto que leva o seu nome em Florianópolis, Santa Catarina, ao trabalhar com assessoria pedagógica, jurídica e de captação de recursos de organizações da sociedade civil, abre esse espaço de reflexão e convida o Sul do Brasil a olhar e a escutar diversamente a realidade vivida no norte do país.

“ Tenho impressão que nós, olhando o Sul, deveríamos ter um grande ouvido para escutar a Amazônia. ”

“A escuta é importante, na dimensão de escuta de uma população que eu não conheço. A Amazônia, por exemplo, tem 400 línguas diversas. Imagina a cultura, a etnia, a medicina e o modo de olhar o mundo por trás dessas línguas! E na cultura da diversidade devemos entender que a questão não é só terra, mas também de entendimento da problemática mundial em olhar essa realidade em termos do que significa a Amazônia para o resto do mundo em termos, por exemplo, das populações indígenas que são verdadeiras cuidadoras da Mãe Terra. E aí rediscutir o desenvolvimento através da cosmovisão indígena e num modo de produção capitalista. O Papa quando fala da terra diz que é a mais pobre das pobres, porque é a mais sucateada, do ponto de vista do processo da exploração. E a cosmovisão indígena traz a sociedade do bem viver que é uma integração entre as pessoas, com a Mãe Terra e com o uso dos bens da Mãe Terra.”

Não é apenas assembleia e documento final

O evento pastoral de defesa da vida na Amazônia também deverá oferecer uma nova perspectiva de compreensão do trabalho eclesial, afirma o articulista, Pe. Vilson. O tema do Sínodo, “Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral”, vai ajudar o evento a não se limitar a uma assembleia e a um documento final mas, segundo o sacerdote, será um divisor histórico.

“Eu penso que o próprio título do Sínodo é a construção de novos caminhos. Construir novos caminhos significa que talvez a gente deva fazer um grande exercício de saída de si, daquilo que o Papa Francisco fala de uma Igreja em saída. Acho que esse deve ser um pouco o método do caminho: como é que a gente sai de estruturas prontas, dadas, que não dão resposta a contextos tão profundos quanto às problemáticas que a gente vive na Amazônia: a da biodiversidade, da terra, indígena, da água. É entender o contexto da Amazônia pro mundo, tanto quanto entender o contexto da Amazônia pro Sul do Brasil. Penso que requer de todos nós a abertura pra um conhecimento, pra um entendimento e pra pensar uma Igreja, como diz o Papa Francisco, que possa brotar deste chão com características próprias de uma população que, se a gente olha, no contexto do que é a Amazônia, do que significa os rios da Amazônia, como artérias, do ponto de vista da vida e do valor da vida, tem que ter um outro entendimento. Entender, por exemplo, a partir da cosmovisão indígena, o mundo. Acho que a gente só tem a ganhar! Mas tem que se dispor a fazer esse processo. E talvez são grandes desafios e impasses. Mas eu penso sempre que, com o Sínodo, vamos ganhar muito numa linha de horizonte, de abertura e de necessidade de empenho, de reconstrução, ou de desconstrução do que está construído para abrir-se a novas construções – que é o grande caminho, é a dinâmica.”

“ A dinâmica da vida não pode ser uma dinâmica estática. A dinâmica do Sínodo também não pode só ser construído do ponto de vista de uma assembleia e de um documento. É um Sínodo que talvez fundamentalmente vai marcar um divisor histórico, eu diria, do ponto de vista político, econômico, social e eclesial, mas também um gancho do Sínodo para o mundo inteiro é a questão da ecologia integral. Esse conceito de uma ecologia que perpassa a compreensão também da espiritualidade. ”

Sopro do Espírito é denúncia e anúncio para Amazônia

O Pe. Vilson Groh está confiante para os resultados que o Sínodo Amazônico trará, seja para denunciar o que precisa ser denunciado, seja para elevar a beleza e a importância daquela região ao mundo.

“ Como nós vamos escutar a voz do Espírito que vem do grito da Amazônia, do ventre da Amazônia. Precisamos nos colocar na leitura desse Espírito, porque o Espírito sopra, mas também é necessário discernir essa dimensão. E as questões políticas, econômicas, sociais e culturais elas vêm no bojo da escuta desse grande grito. O sopro do Espírito é uma denúncia e anúncio: vai denunciar o que destrói, mas vai anunciar a beleza de uma cosmovisão e de uma sociedade do bem viver. ”

FONTE: VATICAN NEWS

Publicações recentes