Religiosos encerram curso de Formação de Lideranças com retiro espiritual

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

A Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) realizou entre os dias 06 de maio a 01 de julho, em Brasília (DF), o IX Programa de Formação de Lideranças (PROFOLIDER). Participaram 29 pessoas das quais 25 religiosas e quatro religiosos, além da coordenação, acompanhantes espirituais e assessores. A formação é organizada pela CRB Nacional e se destina à formação e preparação de novas lideranças.

“Foi um tempo de estudo, convivência, partilha e espiritualidade, que fortaleceu a caminhada de nossa vida”, avaliou Irmã Eliete da silva Bezerra, vinda de Rondônia. “O grupo estava unido e num ambiente favorável de boa convivência”.

Na programação, os últimos oito dias foram dedicados ao retiro, na casa das Irmãs Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, numa chácara próxima à Ceilândia no entorno de Brasília. Com base no livro do Apocalipse, Frei Moacir Casagrande orientou o grupo de forma agradável e descontraída. “No Apocalipse encontramos uma síntese da Palavra de Deus e como ela alimentava as comunidades cristãs no fim do primeiro Século, em meio às perseguições e grandes provações”, explicou o orientador que destacou como palavras chaves, confiança, alegria, fé, gratuidade, perseverança e firmeza na missão. “Amar é o segredo para liderar e a felicidade é uma planta que precisa ser regada todos os dias”, sublinhou Frei Moacir em uma das suas colocações.

Padre Camilo Pauletti, diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM), foi um dos cinco acompanhantes e conta o que observou no grupo. “Percebi a alegria e satisfação dos participantes. Conforme o livro do Apocalipse, o novo céu e a nova terra, nos desafiam a assumir e viver um novo tempo. E os religiosos, manifestaram gratidão por esta grande oportunidade em suas vidas”, relatou padre Camilo.

“Escutar a vida de uma forma mais profunda, sentindo como Deus age no íntimo do ser humano é gratificante. O ser humano é obra de Deus e vai sendo moldado aos poucos. Reconheço o grande trabalho missionário que as religiosas e religiosos realizam em nossa Igreja. A todos nossa gratidão e desejo que continuem a dar bons frutos, testemunhando o Evangelho de Cristo”, concluiu.

Durante todo o curso os acompanhantes espirituais, também tiveram espaço para orientar alguns aspectos, dimensões da vida e caminhada das lideranças.

O assessor da Formação Continuada da CRB Nacional, padre Mario Roessler, msc, definiu esse encontro como um Kairós. “ Foi uma graça de Deus, um kairós na vida dos participantes do PROFOLIDER e também para nós da coordenação, pois os temas trabalhados nos  quatro módulos nos ajudaram a ver quais as interpelações que o tempo presente faz para a Vida Consagrada”, disse.

Padre Mário afirmou ainda que o retiro, que teve como tema para aprofundamento espiritual o livro do Apocalípse, foi uma coroação deste momento de formação. “ O Apocalípse nos ajudou a nos perceber  como  seguidores do Cordeiro, pois somos seguidores de um Vencedor. E o desejo é que esse PROFOLIDER ajude os participantes a construir um novo céu e uma nova terra”, ponderou.

Publicações recentes