Religiosas do Brasil e do exterior iniciam curso de formação de lideranças em Brasília

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Por Rosinha Martins| 02.06.2010|  Uma Celebração Eucarística marcou o início do curso de formação para lideranças, (PROFOLIDER XII), que acontece no Centro Cultural de Brasília (CCM), em Brasília –DF.

O evento conta com cem por cento de presença feminina, religiosas vindas de todas as regiões do Brasil e do exterior  (França, Bolívia, Timor Leste e Moçambique).

Na homilia, o assessor executivo da CRB para a formação continuada e presidente da Celebração, padre Mário Roessler, csj, ao se referir ao evangelho do dia acentuou que a parábola dos vinhateiros homicidas é tão dura que custa a cada ser humano pensar que essa advertência de Jesus aos dirigentes do seu tempo tem algo a ver com os homens e mulheres de hoje. “ Na ‘vinha de Deus’, não há lugar para os que não trazem frutos. No projeto do Reino de Deus anunciado e promovido por Jesus não podem continuar ocupando lugares agricultores indignos  que não reconhecem o senhorio de seu Filho, porque se sentem proprietários, senhores e amos do povo de Deus”, disse.

Ainda, para Roessler, o desejo ilimitado de  lucrar, dominar, adquirir são características fortes em uma sociedade de consumo e os frutos dessa conduta são amargos. “O afã de possuir vai configurando pouco a pouco um modo de ser humano insolidário, preocupado exclusivamente com seus bens, indiferente ao bem comum da sociedade”, afirmou. E acrescentou que “o desejo de poder propicia uma sociedade baseada na agressividade, onde, com frequência, só conta a lei do mais forte e poderoso”.

Ao final da Celebração, o assessor executivo da CRB Nacional para as Publicações e Revista Convergência, o religioso marista, Irmão Lauro Daros ( foto à direita),  dirigiu a palavra aos participantes em nome da Conferência nestes termos: “Vocês, com função de liderança, na província ou na comunidade, estão aqui no PROFOLIDER para crescer como profissionais, como religiosas e como seres humanos. A liderança é uma função muito delicada. O Reino de Deus precisa de líderes que promovam o bem, que cuidem da vida, que centrem a liderança em Jesus Cristo.

Certamente, dentro da Igreja, da Congregação e da comunidade, vocês já se depararam com lideranças que visavam o poder e, nessa condição, buscavam vantagens pessoais, machucavam as pessoas, abafavam novas lideranças, cuidavam mais das estruturas que das pessoas. Usavam a missão e o bem da Instituição para justificar suas atitudes. Não eram pessoas de Deus”, frisou.

Por outro lado,  continuou, “certamente também já conviveram com lideranças mais humanas, cuidadosas, que promoviam as pessoas, trabalhavam em equipe, buscavam o diálogo, priorizavam mais a missão que as estruturas. Eram pessoas de Deus. Eram lideranças de Deus”.

De acordo com a coordenação, o Programa de Formação para Lideranças da CRB (PROFOLIDER),  tem como objetivo “contribuir para uma nova geração de Vida Consagrada alicerçada no seguimento e discipulado de Jesus, capaz de assumir os riscos da mudança, os desafios dos tempos atuais, ressignificar o carisma fundante, gerar formas de lideranças inovadoras e visibilizar, nas relações, os valores evangélicos”. (Veja programação para 2016)

Estiveram presentes na abertura do evento, os assessores executivos da CRB Nacional: Irmã Palmira Miranda, icm, Irmão Lauro Daros, fms, Irmã  Maria de Fátima Kapp, ssps e Irmã Rosa Maria Martins Silva, mscs.

O PROFOLIDER encerra no dia 31 de julho, após o retiro de 7 dias, que se inicia no dia 23, na Casa de Retiro das Apóstolas do Coração de Jesus, em Ceilândia – DF.

Confira imagens

Publicações recentes