Programa de formação prepara novas lideranças

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Por Ana Elidia C. N | 19.05.2016 | O PROFOLIDER, em sua 13ª edição, reuniu 22 religiosas e religiosos de 17 congregações para dois meses de formação intensiva, promovida pela CRB Nacional, tendo em vista a preparação de novas lideranças para a Vida Religiosa Consagrada e apoio para as que já estão atuando. O curso que vai de 1º de maio a 1º de julho, se realiza em Brasília, no Centro Cultural Missionário – CCM, sob a coordenação do Pe. Mário Roessler, msc, e Ir. Francisca Wanderley, ij, ambos responsáveis pela Formação Continuada da CRB Nacional.

O grupo, que já concluiu o primeiro módulo da formação sobre relações interpessoais e liderança na VRC, está aprofundando o segundo, que trata da realidade atual, tendo como objetivo cultivar a consciência crítica e o discernimento evangélico a fim de posicionar-se com firmeza diante dos conflitos e desafios da vida cotidiana.

Nesse sentido, a crise política pela qual o país atravessa está desafiando os e as participantes a fazerem uma releitura da própria consagração para vivenciarem o apelo da mística e da profecia diante das situações de injustiça, manipulação de informações e ameaça aos direitos sociais especialmente em relação à população mais empobrecida e excluída.

Com uma equipe especializada de assessores e assessoras, o curso aprofunda os conteúdos de maneira interativa, com momentos celebrativos, de convivência, oração pessoal e acompanhamento espiritual e psicológico.

Um dos aspectos que chamou a atenção de Ir. Francisca, na coordenação do quarto PROFOLIDER, é a predominância de gente jovem e comprometida com o serviço de liderança, o que, segundo ela, sinaliza a abertura das congregações para acolher jovens lideranças. Ela também destaca a integração do grupo e a seriedade com que estão participando e assumindo os objetivos da formação. Padre Mário acrescenta que “o grupo está muito empenhado em fortalecer a sua própria formação percebe a importância da formação permanente para a VRC”.

Ir. Janete Ledur, das Irmãs de Santa Catarina Virgem e Mártir, partilha que o PROFOLIDER a está ajudando a ressignificar sua opção radical por Jesus Cristo, retomando e avaliando sua missão como consagrada. “Os momentos de estudo, reflexão, oração e partilha revigoram em mim o desejo de continuar no processo de abertura, discernimento e busca do novo a que a Vida Religiosa Consagrada é chamada, sem perder o essencial”, afirma ela.

Para a Ir. Maria Lucineide de Souza Maciel, das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, o PROFOLIDER está ajudando a aprofundar o autoconhecimento e a enraizar na história e na realidade. Ela destaca também “o relacionamento, a convivência e a formação de um novo olhar e agir para servir melhor, respeitando e incluindo a todos, sendo portadora do bem”.

Já para o Pe. Firmino Santana e Sousa, dos Missionários da Sagrada Família, o curso está sendo um tempo de graça e um momento de parada para repensar a vida, rever conceitos e de encontro consigo mesmo e com Deus. Ele acredita que o PROFOLIDER o ajudará a ser uma pessoa mais integrada, conhecendo-se melhor, canalizando suas energias e interpretando de maneira mais crítica as realidades que o circundam.

O programa do PROFOLIDER ainda irá abordar nas próximas semanas temas como interculturalidade, gestão, eclesiologia, teologia e identidade da Vida Religiosa apostólica, antropologia e cristologia, ética, integridade da criação e justiça e paz, fundamentação bíblica da missão e outros. A última semana será de retiro para consolidar na oração a experiência vivida e os conteúdos estudados, transformando-os em projeto de vida.

 

Publicações recentes