Presidente da CRB apresenta o Plano Trienal 2019-2022

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

  clique na foto abaixo e veja o vídeo                                                                                      

                                              

Brasília, 25 de outubro de 2019

“Fazei tudo o que ele vos disser!” Jo 2,5

 

                                       Queridos/as Religiosos/as de todo o Brasil

          

            O tempo corre muito veloz e estamos entrando no mês de novembro!  Quantas lutas e quantos desafios neste ano. Mas também, quanta vida e quanta esperança estão em nossos corações.

            Ao colocar nas mãos da VRC o Plano Trienal, 2019-2022, imploro ao Espírito Santo que o que definimos como Horizonte e Prioridades perpassem nossas todas a nossas atividades. O grande testemunho que hoje podemos dar é o da comunhão, é o caminhar juntos, é a vivência da sinodalidade, tão querida, vivida  e almejada,  no sofrimento, pelo Papa Francisco.

            Queremos contar com o apoio e incentivo de todos os/as Superiores/as Maiores para a realização do III SEMINÁRIO NACIONAL PARA A VIDA CONSAGRADA, de 13 a 16 de maio de 2020, quando buscaremos aprofundar as propostas do Sínodo. Como viver a ecologia integral na formação, na animação vocacional, na gestão, na questão do envelhecimento, etc.  “Tudo está interligado!”  Muitas vezes somos acometidos/as pelo “pecado ecológico”  e nos incomoda muito, pois sabemos que ao praticá-lo  estamos agindo contra os valores evangélicos que professamos.

            Na abertura do Sínodo, o Papa Francisco declarou: “O anúncio do Evangelho é o primeiro critério para a vida da Igreja. É a sua missão, a sua identidade”.  Como pessoas consagradas somos  chamados/as a doar nosso tempo, nossos talentos para que o mundo seja evangelizado, Cristo mais conhecido e amado,  o mundo mais habitável e as pessoas mais humanizadas e humanizadoras.

            A Amazônia é decisiva para o clima no mundo e nós devemos perguntar-nos qual é a nossa contribuição para que sejam evitados maiores danos ao planeta, a partir de nossas casas,  nossos ambientes, nossa missão social e pastoral.  

            Há poucos dias, a Igreja canonizou Santa Dulce dos Pobres. No seu exemplo aprendemos que a fé faz milagres quando saímos de nós mesmos/as.

             Mais uma vez, a Conferência dos Religiosos do Brasil, que somos todos/as nós, manifesta total apoio ao Papa Francisco e tudo faremos para que as decisões do Sínodo sejam colocadas em prática.

            O Triênio 2019/2022 será para a CRB o tempo para acolhermos o apelo de Maria: ”Façam tudo o que meu Filho disser” (Cf Jo 2,5). “É agora”!

            Desejo a cada irmão/ã na Vida Consagrada fecundo encerramento de ano, nas avaliações, planejamentos e conclusões de trabalho. Vivamos o Advento na esperança!  Sempre recordo a frase de meu pai, na certeza da presença e proteção divina: “Deus sabe onde é a minha casa”.

            Afetuoso abraço a todos/as

                                                                                             

Irmã Maria Inês Vieira Ribeiro, mad

                                                                                Presidente da CRB Nacional

Publicações recentes