Mulheres do Vaticano organizam Simpósio sobre o seu papel

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Cidade do Vaticano (RV) – A partir de sexta-feira (29/05) até domingo, a Academia de Ciências Sociais do Vaticano recebe o simpósio “A Igreja diante da condição das mulheres hoje”, organizado por mulheres jornalistas do Vaticano.

A intenção é despertar a Igreja na defesa dos direitos das mulheres vítimas de conflito, violência de gênero e tráfico.

As artífices da iniciativa fazem parte de um grupo de mulheres jornalistas responsáveis pelo suplemento mensal do jornal L’Osservatore Romano, “Donne, chiesa, mondo” (“Mulheres, Igreja, Mundo”), dedicado às mulheres na Igreja Católica, criado em 2012 sob o pontificado de Bento XVI.

Em coletiva de imprensa para a apresentação do evento, a coordenadora do “Donne, chiesa, mondo” ressaltou que as oradoras não vão discutir apenas teoria, mas também a prática. Começamos a ser visíveis”, comemorou a historiadora Lucetta Scaraffia.

O grupo de oradoras convidadas, católicas e não-católicas, vai debater as violações massivas de mulheres, em particular na República Democrática do Congo, sobre a violência de gênero no Ocidente e os maus-tratos sofridos pelas religiosas na África.

Também serão abordadas questões como a identidade feminina e o novo papel da mulher, a filiação biológica, barriga de aluguel e adoção. Sobre o tema da família, questiona-se “como se pode falar de crise sem envolver as mulheres e ouvir o seu ponto de vista”.

A Igreja organizou nos últimos meses várias reuniões sobre o papel das mulheres, mas esta é a primeira organizada exclusivamente por mulheres. Na coletiva ficou claro que o simpósio não tratará de reformas para dar mais poderes às mulheres na Igreja.
(CM)

Publicações recentes