Irmão Santiago Miller, sfc

“O zelo ardente pela salvação das almas dos que vos cabe instruir 

é que vos deve ter decidido a sacrificar-vos e a consumir toda a vossa vida, 

para dar-lhes educação cristã e proporcionar-lhes a vida da graça 

neste mundo e, no outro, a vida eterna” (MR 201, 3, 2). 

 

     Roma, 03 de dezembro de 2019.

Queridos Irmãos

A beatificação do Irmão Santiago Miller é motivo de grande alegria para os Irmãos, colaboradores, estudantes e todos os membros da Família Lassalista. Ao refletir sobre a vida e o ministério do Irmão Santiago, contemplemos conscientemente a luz de Cristo e redobremos nossos esforços para partilhar a Boa Nova com todas as pessoas com quem nos encontremos. 

Irmão Santiago nasceu no ano de 1944 e faleceu em 1982, foi martirizado em 13 de fevereiro de 1982, em Huehuetenango, Guatemala, onde será beatificado no dia 7 de dezembro.

Seu assassinato foi uma tentativa inútil de apagar a luz de Cristo e nos chama a recordar tantos outros incontáveis mártires – catequistas, camponeses, trabalhadores da Igreja – cujas vidas foram cortadas porque se esforçaram por despertar as pessoas a sua dignidade inerente de filhas e filhos de Deus.  Irmão Santiago Miller estava comprometido com o bem estar dos jovens confiados ao seu cuidado, especialmente os jovens indígenas em situação de risco.

“Eles o respeitavam como um grande trabalhador que os conduzia, mais com o exemplo do que com a palavra.  Mas, sobretudo, partilhava um denominador comum com os indígenas pobres do campo… Como eles, era um agricultor que gostava da terra” , diz Joslin, Paul, FSC.¹

A beatificação do Irmão Santiago é uma prova de que grandes coisas são possíveis através das atividades ordinárias de nosso ministério de educação humana e cristã. O martírio do Irmão Santiago nos chama a dar testemunho do Reino de Deus e, como tantos outros no passado e no presente a partilhar a luz de Cristo sem nos importar com o que isso custa. 

Agradeçamos a Deus pela vida e pelo ministério do Irmão Santiago Miller, e oramos para que o Espírito Santo preencha cada um de nós de zelo ardente pelo bem-estar de todas as pessoas que experimentam a luz de Cristo em nossas comunidades educativas lassalistas. 

Fraternalmente. Irmão Robert Schieler, FSC 

Irmão Superior Geral

_________________

¹Joslin, Paul, FSC, em Mártires da Esperança: Sete Missionários Americanos na América Central. Donna Whitson Brett and Edward T. Brett, Orbis Books, New York, 2018, p. 60

SDS Bloco H - nº 26 - Sala 507 - Edfício Venâncio II

CEP: 70393-000 - Brasília - DF - Brasil (061) 32265540 - Fax: (061) 3225 3409 crb@crbnacional.org.br

2018 - CRB Nacional.org.br

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?