Mensagem do Superior Geral Robert Schieler, fsc sobre a beatificação do Ir. Santiago Miller, fsc

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Irmão Santiago Miller, sfc

“O zelo ardente pela salvação das almas dos que vos cabe instruir 

é que vos deve ter decidido a sacrificar-vos e a consumir toda a vossa vida, 

para dar-lhes educação cristã e proporcionar-lhes a vida da graça 

neste mundo e, no outro, a vida eterna” (MR 201, 3, 2). 

 

     Roma, 03 de dezembro de 2019.

Queridos Irmãos

A beatificação do Irmão Santiago Miller é motivo de grande alegria para os Irmãos, colaboradores, estudantes e todos os membros da Família Lassalista. Ao refletir sobre a vida e o ministério do Irmão Santiago, contemplemos conscientemente a luz de Cristo e redobremos nossos esforços para partilhar a Boa Nova com todas as pessoas com quem nos encontremos. 

Irmão Santiago nasceu no ano de 1944 e faleceu em 1982, foi martirizado em 13 de fevereiro de 1982, em Huehuetenango, Guatemala, onde será beatificado no dia 7 de dezembro.

Seu assassinato foi uma tentativa inútil de apagar a luz de Cristo e nos chama a recordar tantos outros incontáveis mártires – catequistas, camponeses, trabalhadores da Igreja – cujas vidas foram cortadas porque se esforçaram por despertar as pessoas a sua dignidade inerente de filhas e filhos de Deus.  Irmão Santiago Miller estava comprometido com o bem estar dos jovens confiados ao seu cuidado, especialmente os jovens indígenas em situação de risco.

“Eles o respeitavam como um grande trabalhador que os conduzia, mais com o exemplo do que com a palavra.  Mas, sobretudo, partilhava um denominador comum com os indígenas pobres do campo… Como eles, era um agricultor que gostava da terra” , diz Joslin, Paul, FSC.¹

A beatificação do Irmão Santiago é uma prova de que grandes coisas são possíveis através das atividades ordinárias de nosso ministério de educação humana e cristã. O martírio do Irmão Santiago nos chama a dar testemunho do Reino de Deus e, como tantos outros no passado e no presente a partilhar a luz de Cristo sem nos importar com o que isso custa. 

Agradeçamos a Deus pela vida e pelo ministério do Irmão Santiago Miller, e oramos para que o Espírito Santo preencha cada um de nós de zelo ardente pelo bem-estar de todas as pessoas que experimentam a luz de Cristo em nossas comunidades educativas lassalistas. 

Fraternalmente. Irmão Robert Schieler, FSC 

Irmão Superior Geral

_________________

¹Joslin, Paul, FSC, em Mártires da Esperança: Sete Missionários Americanos na América Central. Donna Whitson Brett and Edward T. Brett, Orbis Books, New York, 2018, p. 60

Publicações recentes