‘Leigo e Missão’: Comissões Missionárias Diocesanas se reúnem em torno do tema

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Por Assessoria de Imprensa| 15/04/14| O Leigo e a Missão: a alegria do Evangelho e a paixão pela missão. Este será o tema de estudo do 4º Encontro Nacional de Formação, orientação e planejamento para coordenadores de Conselhos Missionários Regionais, Diocesanos e Paroquiais, os “Comires”, “Comidis” e “Comipas”. O evento, promovido pelo Conselho Missionário Nacional (Comina), será realizado em Brasília entre os dias 19 a 23 de maio no Centro Cultural Missionário (CCM).

O presidente do Comina, dom Sérgio Arthur Braschi, explica a importância do encontro. “Trata-se de uma semana de orientação, planejamento e formação para Conselhos Missionários Regionais, Diocesanos e Paroquiais. Seu objetivo é fortalecer a articulação dos organismos missionários, bem como fornecer instrumentos básicos para que a animação missionária aconteça em maneira eficaz em todas as dioceses e paróquias do país”.

A edição deste ano possui um diferencial, como explica o Secretário Executivo do CCM Pe. Estêvão Raschietti: “no contato com a realidade em que atuamos, sentimos a necessidade de aprofundar mais a questão dos leigos na missão. Por isso, a edição deste ano será em parceria com a Comissão Episcopal para o Laicato”.

O impulso dado pela exortação apostólica Evangelii Gaudium do Papa Francisco é uma ocasião única para refletir sobre a conversão missionária da Igreja. Por isso, o Pe. Estêvão lembra que é fundamental a participação dos coordenadores dos Conselhos Missionários ao encontro nacional de formação: “eles são os principais articuladores da animação missionária de suas comunidades: é muito importante que procuramos, como diz o Papa Francisco, ‘os meios necessários para avançar no caminho de conversão pastoral e missionária (EG 25)”.

Participam do 4º Encontro coordenadores e membros dos Comires, Comidis e Comipas de todo o país, e também representantes de congregações, organismo e instituições missionárias. Para fazer a inscrição e obter outras informações, clique aqui.

A seguir, o cronograma previsto para o encontro:

  • Segunda, 19 de maio, às 19h00: acolhida e abertura;
  • Terça, 20 de maio: Os confins do mundo no meio de nós. O olhar dos discípulos missionários sobre a realidade da Igreja e do mundo de hoje – Assessores das Comissões Episcopais Missionárias da CNBB;
  • Quarta, 21 de maio: todO povo de deus anuncia o evangelho. O papel do leigo na ação missionária hoje – Sérgio Ricardo Coutinho dos Santos, assessor da Comissão Episcopal para o Laicato;
  • Quinta, 22 de maio: a alegria Do Evangelho e paixão pela missão. Conselhos Missionários a serviço da animação missionária – Centro Cultural Missionário e Pontifícias Obras Missionárias;
  • Sexta, 23 de maio, até 12h00: Elementos para um planejamento das atividades dos COMIREs, COMIDI e COMIPAs – Conselho Missionário Nacional.

Publicações recentes