IRMÃS PAULINAS CELEBRAM O 11º CAPÍTULO GERAL

logo capitulo

A Congregação das Irmãs Paulinas se prepara para celebrar o 11º Capítulo Geral. A Assembleia Geral, que acontece a cada seis anos, se reúne em setembro de 2019, na casa Divino Mestre, em Aricia, na Itália, e tem como tema: Levanta-te e coloca-te a caminho (Dt 10,11), confiando na promessa.

O evento reúne cerca de 70 irmãs de 52 nações, representantes de todas as circunscrições em que as Irmãs Paulinas estão presentes. A finalidade do Capítulo, conforme as Constituições do Instituto, consiste em avaliar o caminho percorrido nos últimos seis anos, iluminar a realidade atual da Congregação e projetar o caminho dos próximos anos quanto à missão, à espiritualidade, à formação, ao governo e à administração dos bens.

Um importante objetivo da Assembleia é a eleição do novo Governo Geral, formado pela Superiora Geral e seis Conselheiras, que estarão à frente da Congregação nos próximos seis anos (2019-2025).

O clima que as participantes do Capítulo devem viver é de oração, discernimento e comunhão, vivido sob a luz do Espírito Santo, a Palavra do Mestre Jesus Cristo Caminho, Verdade e Vida, e sob a proteção dos Santos Patronos da Congregação: Maria, Rainha dos Apóstolos, e o Apóstolo São Paulo.

Para preparar o Capítulo Geral, celebra-se nas várias nações o Capítulo Provincial, uma Assembleia que reúne Irmãs da Circunscrição, algumas participam em força da função que exercem e outras são eleitas pelas comunidades.

No Brasil, o Capítulo Provincial se realiza de 15 a 30 de janeiro de 2019, em São Paulo, na Casa de Oração das Irmãs Paulinas, Via Raposo Tavares, km 19,145.

Nesta ocasião, as Irmãs vão avaliar o caminho percorrido durante os últimos seis anos pelas Província, apresentar propostas para atualizar as Constituições da Congregação e eleger as delegadas que vão participar do Capítulo Geral. 

A Congregação das Irmãs Paulinas, cujo nome jurídico é Pia Sociedade Filhas de São Paulo, foi fundada em 1915, na cidade de Alba, norte da Itália, pelo Bem-aventurado Tiago Alberione com a colaboração da Venerável Irmã Tecla Merlo. Está no Brasil desde 1931.

No mundo, as Irmãs Paulinas estão presentes em 52 países. São, aproximadamente ,2.300 Irmãs e 235 jovens em formação. Sua missão é viver e comunicar o Evangelho de Jesus Cristo através dos meios de comunicação social.

Com a marca Paulinas publicam livros pela Editora, CDs pela COMEP, revistas (Família Cristã, Diálogo e Super+). Tem livrarias em quase todas as capitais brasileiras, mantêm um Centro de Estudos Bíblicos (SAB) em Belo Horizonte, de Comunicação (SEPAC) na Vila Mariana em São Paulo e um  Centro Social no bairro paulistano Grajau. Promovem cursos presenciais e online de catequese, comunicação e Bbíblia. marcam  presença nas redes sociais e na web rádio; oferecem formação sobre o uso das mídias e animação  sobre Bíblia, catequese, liturgia , comunicação, sacramentos e documentos da Igreja nas paróquias e comunidades eclesiais.

Pe. Alberione fundou outras nove Instituições. Cinco Congregações religiosas: Padres e Irmãos Paulinos, Irmãs Paulinas, Pias Discípulas do Divino Mestre, Irmãs de Jesus Bom Pastor, Irmãs Apostolinas. Quatro Institutos Seculares: Anunciatinas, Gabrielinos, Sagrada Família, Jesus Sacerdote,  e uma Associação de leigos, Cooperadores Paulinos, que completam a Família Paulina.

As Paulinas contam com as orações de todos e todas para o bom êxito do Capítulo. E agradecem.

 

Ir. Maria Antonieta Bruscato, superiora provincial

secretaria.provincial@paulinas.com.br

Posts relacionados