Irmã Vilma Moreira, o sorriso de Deus

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

« Queria dizer-vos uma palavra, e a palavra é alegria. 
Onde quer que haja consagrados, aí está a alegria! ».

(Papa Francisco)

Por Edegard Silva Júnior| 08.06.2015| Soube do acidente da Irmã Vilma em Luanda/Angola. No dia estava visitando a missão das Irmãs MISSAMI aqui nesta cidade. Elas receberam a notícia da Comunidade em Salvador-BA. Na Eucaristia, rezamos pela sua recuperação…

Na quinta feira, festa do Corpo e Sangue do Senhor, recebi da Irmã Marie Jô o e-mail comunicando a morte da  Irmã Vilma Moreira. Que imensa tristeza…  Imediatamente repassei através das redes sociais para as pessoas que possivelmente ainda não tinham tomado conhecimento da “triste notícia”, como foi intitulado.

Sim, de fato, “triste”… mas triste num ano em que se fala da  “alegria” da vida religiosa. Tristeza/alegria, vida/morte…  Comecei observar como de muitas partes do Brasil, amigas e amigos,  começavam a postar mensagem e fotografias. Percebi um dado tão revelador… as fotos postadas apresentavam sempre a Irmã Vilma sorrindo! Sorriso que expressava leveza e simplicidade! Sorriso verdadeiro! Sorriso de alegria!

Corri ao Documento Alegrai-vos do Ano da Vida Consagrada e rezei estas palavras:     « Esta é a beleza da consagração: é a alegria, a alegria… ». A alegria de levar a todos a consolação de Deus. São palavras do papa Francisco no encontro com os seminaristas, os noviços e noviças. « Não há santidade na tristeza », continua o Santo Padre, « não andeis tristes como os que não têm esperança », escrevia São Paulo (1Ts 4, 13).

A CRB Regional Salvador tem na sua história a presença de pessoas muito queridas por nós. Pessoas que são ícones.  Vejam: Os escritos da Irmã Ana Roy,  transformados em livro, foi intitulado “O Beijo de Deus. Na noite do lançamento estava lá, a Ir Vilma Moreira…  Os desenhos da Irmã Ana Graça, denominamos  “arte cheia de Graça” . Com a morte da Irmã Vilma Moreira, podemos afirmar que sua vida foi a expressão  do “sorriso de Deus”. Estão  juntas e rodeadas de uma “nuvem de testemunhas” (Hb 12,1).  E nós,  a rogar que intercedam a Deus:  “Graças, beijos e sorrisos” para a Vida Religiosa Consagrada!

Continua o Documento: «Esta é a beleza da consagração: é a alegria, a alegria… ». A alegria de levar a todos a consolação de Deus. São palavras do papa Francisco no encontro com os seminaristas, os noviços e noviças. « Não há santidade na tristeza », continua o Santo Padre, « não andeis tristes como os que não têm esperança », escrevia São Paulo (1Ts 4, 13).

Observem amigos/as cada fotografia da Irmã Vilma, contemplem no sorriso dela, o sorriso de Deus… Desejo concluir esta meditação referindo-me ainda ao citado documento ao afirmar: “A alegria não é um adorno inútil, mas exigência e fundamento da vida humana. Nas preocupações de cada dia, todo o homem e mulher procura alcançar a alegria e permanecer nela com todo o seu ser.

No mundo há, muitas vezes, um déficit de alegria. Não somos chamados a realizar gestos épicos nem a proclamar palavras altissonantes, mas a testemunhar a alegria que brota da certeza de sentir-se amado, da confiança de ser salvo.

A nossa memória curta e a nossa experiência fraca impedem-nos muitas vezes de procurar as « terras da alegria », onde saborear o reflexo de Deus. Temos mil e um motivos para viver na alegria. A sua raiz alimenta-se da escuta crente e perseverante da Palavra de Deus. Na escola do Mestre, escuta-se o « esteja em vós a minha alegria e a vossa alegria seja completa » (Jo 15, 11), e treinamo-nos com exercícios de alegria perfeita.

De maneira meio rápida,  creio que as mensagens que foram postadas, são testemunhos que devem ser partilhados e enviadas à sua Comunidade Religiosa,  as Filhas de Jesus, a quem somos solidários. Em anexo registramos algumas destas mensagens, entre elas a bela reflexão da Ir. Tereza Ramírez Gélvez, da Província América Andina, da Congregação das Filhas de Jesus.

 Luanda/Angola 08 de junho de 2015

Pe. Edegard Silva Júnior

P/ CRB Regional Salvador

Bahia e Sergipe

 

 

Publicações recentes