Ensinava com autoridade

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Os evangelistas testemunham que Jesus ensinava como quem tem autoridade e não como os mestres da lei. As pessoas ficavam admiradas com seus ensinamentos. Também em outras ocasiões reconheciam a autoridade de Jesus. Em que consistia esta autoridade? O que causava admiração? Comparavam Jesus com seus mestres e constataram nele algo muito diferente.

A sociedade e as instituições para funcionarem constituem autoridades e as revestem de poder. O modo como a autoridade é exercida tem profundas repercussões. O exemplo de um jogo de futebol ajuda a compreender a afirmação acima. Há jogos que acontecem num clima de alta tensão, como finais de campeonato, e não acontecem incidentes maiores pela atuação do juiz. Em outros, sem a mesma importância, o juiz, com sua a autoridade, cria situações conflitivas. Se a autoridade é imprescindível para o funcionamento social, do mesmo modo a maneira como é exercida também o é. Não basta ter legitimidade legal, precisa estar acompanhada de legitimidade moral.

O que dava autoridade a Jesus Cristo e aos seus ensinamentos? Creio que em primeiro lugar esteja o conteúdo que as palavras transmitiam. Ensinamentos que proporcionavam uma revisão no modo de ver a vida, o destaque dado aos elementos essências do relacionamento com Deus e as pessoas e a proposta de um novo modo de viver.

A coerência de vida entre o que ensinava e a sua maneira de viver. Ensinava a fraternidade e, consequentemente, se relacionava respeitosamente com todas as pessoas, de todas as classes. Mantinha o nível de convivência com quem concordava com Ele e quem era contrário. Ensinou a perdoar e quando foi crucificado e maltratado pede que Deus Pai perdoe os malfeitores.

Outra marca dos ensinamentos de Jesus é que falava o que as pessoas precisavam ouvir e não simplesmente aquilo que desejavam ouvir. Frequentemente, para justificar os próprios pecados e erros, desejamos que as pessoas concordem conosco. Porém confirmar o erro e se acomodar nele, fecha a possibilidade de mudanças necessárias.

Os ensinamentos de Jesus Cristo têm a marca da universalidade e de serviço aos ouvintes. Os ensinamentos essenciais têm validade para todos os seres humanos. Envolve todos os ouvintes pois todos tem a necessidade e a possibilidade de serem melhores e fazerem mais. Não cria o grupo dos puros e impuros, nem dos privilegiados.

O modo de ensinar de Cristo era transparente, não tinha “segundas intenções”. São Pedro exclama que as palavras de Cristo são vida e vida eterna. Todos usam abundantemente palavras. São falas que transmitem os mais diversos assuntos e com os mais diversos objetivos. Muitas são agradáveis, cheias de verdade, construtivas e outras são superficiais, vazias, ofensivas. Torna-se um verdadeiro desafio distinguir as palavras falsas das verdadeiras. Notícias falsas são criadas e divulgadas gerando situações constrangedoras.Falar de forma transparente para não perder a credibilidade é desafio permanente da comunicação interpessoal e do exercício do poder.

Jesus permanece como exemplo e modelo de uma palavra boa e potente.  Os seus ensinamentos se impõe por si, porque são capazes de iluminar a inteligência, aquecer o coração, dar vigor à vida.

Dom Rodolfo Luís Weber
Arcebispo de Passo Fundo
26 de janeiro de 2017

Publicações recentes