Lideranças de todo o Brasil realizam encontros regionais em preparação ao VIII Congresso Nacional das Entidades Negras Católicas (Conenc), que acontecerá nos dias 16 a 19 de julho de 2015, na cidade de Duque de Caxias (RJ). O VII Conenc aconteceu em 2012, em Londrina (PR).

Segundo o coordenador nacional da Pastoral Afro-brasileira, padre Jurandyr Azevedo Araújo, no primeiro semestre acontecem encontros preparatórios nos regionais da CNBB. Nesse sentido, nos dias 14 e 15 de março a diocese de Apucarana (PR) acolheu o 1º Conenquinho dos regionais Sul 2 e Sul 3. Toda a preparação é feita a partir do texto-base elaborado pela Comissão da Pastoral Afro-brasileira da diocese de Duque de Caxias. A experiência está relatada na Mensagem divulgada pelos participantes.

Mensagem do 1º Conenquinho – Regionais Sul 2 e Sul 3

Nós, Agentes da Pastoral Afro–Brasileira dos Regionais Sul 2 e Sul 3 da CNBB (estados do Paraná e Rio Grande do Sul), com a presença de dom Gílio Felício, bispo da diocese de Bagé (RS), e do padre Jurandyr Azevedo Araujo, coordenador nacional da Pastoral Afro-brasileira e 57 Agentes de Pastoral, nos reunimos nos dias 14 e 15 de março de 2015, na diocese de Apucarana (PR), em preparação ao VIII Congresso Nacional de Entidades Negras Católicas (Conenc).

Refletindo sobre o profetismo com enfoque na justiça a partir da caminhada do povo (nos livros do Êxodo e de Isaías) e do Evangelho, revimos a nossa prática da justiça, da paz, da solidariedade e do “cuidado” com as pessoas. O profeta é aquele que proclama em nome e no lugar de alguém. Assim, somos impelidos e impelidas a assumir, em memória de nossos ancestrais, a identidade profética, que exige de nós, hoje, proclamá-la, no meio do povo negro. Semear, sobretudo, entre aqueles e aquelas, que são os mais violentados/as e esquecidos/a pela sociedade (crianças, jovens e idosos), construindo assim, o Quilombo dos nossos sonhos, reescrevendo uma nova história.

Saímos daqui, animados/as e comprometidos/as em aprofundar cada vez mais o diálogo Inter-religioso, reproduzir o Conenquinho em nossas cidades, dioceses e regionais, buscando mais e novas lideranças que possam somar a nossa caminhada.
Encerramos sob as bênçãos da Mãe Aparecida.

Os participantes do Conenquinho – Regionais Sul 2 e Sul 3.
Apucarana,15 de março de 2015

SDS Bloco H - nº 26 - Sala 507 - Edfício Venâncio II

CEP: 70393-000 - Brasília - DF - Brasil (061) 32265540 - Fax: (061) 3225 3409 crb@crbnacional.org.br

2018 - CRB Nacional.org.br

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?