Encerramento do III Seminário para formadores em chave intercultural

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
 
Entre os dias 11 à 16 de junho, aos pés da Mãe Aparecida, realizou-se o III Seminário para formadores e formadoras em chave intercultural, no Centro de Espiritualidade Santo Afonso (Aparecida – SP / Brasil).
 
Esse Seminário procurou partilhar, refletir, construir, participar e encontrar num ambiente que nos proporcione enriquecimento pessoal, comunitário e institucional.
 
Eram mais de 100 religiosas/os participantes de 81 Congregações de diferentes países e culturas, formando 12 comunidades de convivência e trabalhos em grupos – metodologia proposta pelo Seminário.
 
Esses dias contaram com  a presença iluminadora dos assessores:
Ir. Margot Brenn, que nos ajudou a refletir no contexto do processo de transformação; criação e formação em chave ecológica;
Ir. Maria Inês Menocal Iepe pautando sua  reflexão na “Identidade da Vida Consagrada” além de destacar o desafio permanente da “cultura do encontro” e da vivência comunitária, congregacional, internacionalidade, que se apresenta no espaço social e a interculturalidade é uma condição necessária para a sociedade multicultural;
Frei Moacir Casagrande, OFMcap, que nos ajudou na assessoria bíblica, com reflexões e presidindo as celebrações eucarísticas.
 
Foram dias intensos com a presença iluminadora e santificadora da Santíssima Trindade.
Os participantes agradecem de maneira especial à CRB nacional pela articulação, logística e solidariedade na pessoa de presidente,  Irmã Maria Inês Vieira Ribeiro, mad,  ao acolher a todos com simplicidade e alegria.
Agradecem, também, às Irmãs Clotilde Prates e Rosana Lima, da CRB nacional, pelo serviço prestado nos bastidores com eficiência e simplicidade, ao padre Mateus e à toda equipe de coordenação Hna Eudocia, Hna Ana Maria, Hna Teresa, Hna Teresa, Hna Veronica, Hna Maria Eugênia e Hna Maria Alejandra que  ajudaram a ser “acompanhantes” na formação, frente aos desafios atuais.
 
Há um desejo de caminhar  juntos e pede-se ao Espírito que desperte em todos um coração apaixonado pelo Reino.
 
Desde Aparecida, o grupo invoca a intercessão da Mãe Maria.
Aparecida-Brasil, 16 de junho de 2018
 
 
 

Publicações recentes