Diretores das POM do Cone Sul se reúnem no Uruguai

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Por Jaime C. Patias|12.0914| Diretores e secretários das POM do Cone Sul (Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai e Brasil), se encontram reunidos entre os dias 11 e 14 de setembro, em Montevidéu. A reunião acontece todos os anos, desde 2008, com o objetivo de refletir, dialogar e encontrar pistas comuns para o trabalho de Animação Missionária nos países do bloco. As primeiras edições reuniram apenas os diretores, mas os anos sucessivos incluíram os secretários das quatro Obras. “Discípulos missionários, apaixonados pela Boa Notícia” é o tema central do Encontro com a finalidade de dar atenção especial à comunicação.

Os trabalhos abriram na noite desta quinta, 11, com uma missa presidida por dom Daniel Sturla, arcebispo de Montevidéu presidente do Departamento de Missão da Conferência Episcopal do Uruguai. A celebração aconteceu na paróquia Santa Isabel de Hungria, cidade de Salinas no Estado de Canelones, a 40 km da capital uruguaia onde se realiza a reunião.

Com cerca de 3,5 milhões de habitantes Uruguai tem 10 dioceses e vive um forte processo de secularização que afeta pelo menos 40% da população. As vocaçõessacerdotais são escassas e os presbíteros no país somam cerda de 200.

A programação na manhã desta sexta, 12, contemplou uma partilha sobre os trabalhos e projetos de animação das Obras em cada país ao longo de 2014. Congressos, atividades formativas, jornadas missionárias e encontros de articulação são as principais iniciativas destinadas a animar a cooperação missionária entre as crianças, adolescentes, jovens e famílias. A formação e animação missionária das POM se concentram nas dioceses e paróquias atingindo também os seminários se casas de formação.

Entre as ações ganhou destaque a Campanha Missionária do mês de outubro, quando se celebra o Dia Mundial das Missões. Houve uma breve apresentação dos vários subsídios que as POM em cada país produziram para animar o Mês das Missões. Um dos maiores desafios é trabalhar o conceito de missão na perspectiva ad gentes, além-fronteiras uma vez que a tendência, entre as conferências episcopais é entender missão mais voltada para dentro das Igrejas locais.

Participam da reunião 15 pessoas entre diretores, secretários e representantes das quatro Obras Pontifícias do Cone Sul. Do Brasil estão presentes os padres Camilo Pauletti, André Luiz de Negreiros e Jaime C. Patias e o jovem Guilherme Cavalli. Estão previstos a partilha de alguns testemunhos de missionários e missionárias com vivências na missão além-fronteiras.

Os encontros das POM do Cone Sul começaram em 2008, na Argentina. A 2ª edição foi no Chile (2009), a 3ª no Brasil (2010), a 4ª no Uruguai (2011), 5ª no Paraguai (2012) e a 6ª no Brasil (2013).

Publicações recentes