Curso apresenta experiência com Infância e Adolescência Missionária nas escolas

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Por Shirliane Souza|25|07|14| Os projetos da Coordenação de Evangelização das escolas Maristas direcionados às infâncias foram apresentados pelo analista de pastoral, Gilson Prudêncio, na Semana de Formação Missionária para Educadores, nesta quinta-feira, dia 24 de julho, em Brasília (DF).

O evento, promovido pelo Centro Cultural Missionário (CCM) em parceria com a Província Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN) e Pontifícias Obras Missionárias (POM), reuniu 24 educadores, entre religiosos e leigos, de congregações e entidades de nove estados do Brasil, entre os dias 21 a 25 de julho, com o objetivo de fortalecer a aplicação da metodologia da Infância e Adolescência Missionária (AIM) nas escolas, em comunhão com o Ensino Religioso e a catequese.

Prudêncio iniciou a palestra apresentando a estrutura do Marista no Brasil, com recorte à atuação da PMBCN, hoje, com mais de 40 unidades educacionais e sociais. Na sequência, o analista mostrou o trabalho da Coordenação de Evangelização, a partir das quatro áreas de atuação: Pastoral das Infâncias/Catequese, Pastoral Educativa, Pastoral das Juventudes e Pastoral Social. “Todos os colégios e escolas sociais do Marista têm uma coordenação de pastoral, que atua em parceria com o pedagógico”, esclarece aos presentes.

Na sequência, ele destacou o trabalho da evangelização na Província, com foco nos três objetivos estratégicos da área Pastoral das Infâncias/Catequese, para o triênio 2012-2015, dentre eles, o de implementar e assegurar os processos de iniciação na fé e a sistematização dos projetos com as crianças. “O Marista acredita na formação integral que articula fé, cultura e vida. E as crianças têm muito a nos falar  e ensinar”, pontua o analista.

Ele também contextualizou o caminho trilhado pela PMBCN na pastoral das infâncias, com enfoque às pesquisas e estudos realizados, a partir dos contextos pedagógico, psicológico e teológico da criança, que resultaram na sistematização de importantes publicações da coleção de cadernos Escola em Pastoral, com destaque ao “Infância Missionária na Ambiência Marista”. A publicação, direcionada aos estudantes do Ensino Fundamental I, preferencialmente, do 3º ao 5º ano, foi criada com o objetivo de suscitar nas crianças o espírito missionário. “O Papel do educador pastoralista é garantir a vitalidade do Instituto e Carisma Marista, e estimular o aluno a desenvolver, entre outras coisas, sua autoconfiança”, declarou, ao afirmar que, a criança pode ser a protagonista no processo de crescimento na fé e também o sujeito da evangelização.

Outros cadernos da Coleção Escola em Pastoral, voltados à evangelização das crianças, desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental I, serviram de inspiração para o grupo. São eles, o Amar, Sementes Maristas e Amiguinhos de Champagnat. A partir da experiência Marista, ao final do dia, os participantes se reuniram para escrever uma proposta de projeto único para as infâncias e adolescências missionárias as escolas que atuam. O documento passará pela equipe das POM para validação.

Foram debatidos, ainda, durante a Formação, os temas “A Escola Missionário de Jesus”, com o padre Estêvão Raschietti, secretário Executivo do CCM, e “A IAM nas Paróquias e Dioceses”, com o padre André Luiz de Negreiros, secretário nacional da Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária. “A evangelização se inicia na base, a Igreja tem que se preocupar com as crianças”, pontua o padre André Luiz.

Leia também: Formação Missionária para Educadores debate presença da IAM nas escolas

Fonte: www.marista.edu.br

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