Barco Papa Francisco estará aberto para visitação na Escadinha

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Foto: Vatican News.

No dia 17 de agosto o Barco Hospital Papa Francisco, embarcação inspirada e solicitada pelo Santo Padre, chega à cidade de Belém para lançamento oficial com autoridades civis e eclesiais, entre elas, o Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa e o Bispo de Óbidos e presidente da CNBB Norte 2, Dom Frei Bernardo Bahlman.

O Barco Hospital Papa Francisco foi construído para a realização de atendimento básico de saúde e espiritual a cerca de 700 mil pessoas situadas ao longo do Rio Amazonas, no Estado do Pará.

Consultas, cirurgias de baixa e média complexidade, exames e diagnósticos são as ações que contemplam a embarcação para atender as pessoas mais necessitadas na região Amazônica. Os voluntários que fazem parte deste projeto são missionários e religiosos que responderam ao chamado de Deus, para missão de levar assistência médica à população ribeirinha ao longo da Amazônia.

A embarcação conta com uma estrutura para os seguintes serviços médicos: raio x, mamógrafo, ecocardiograma, teste ergométrico, sala cirúrgica, laboratório de análises, farmácia, sala de vacinação, consultórios médicos, consultório oftalmológico e odontológico e leitos de internação.

A Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus desde 1985 realiza trabalhos direcionados a levar saúde básica, como ambulatórios, pronto socorro, farmácia, abrigos e comunidades terapêuticas, tem sede em Jaci (SP), já está presente no Pará, Goiás, Paraná, Ceará e Rio de Janeiro.

Embarcação atenderá pessosas mais necessitadas na região amazônica. Foto: Vander Andrade

Programação

No dia 17 (sábado), a partir de 10h, o Barco Hospital Papa Francisco estará ancorado na Escadinha do Cais do Porto (Praça do Pescador – Estação das Docas), Av. Marechal Hermes, no bairro da Campina, aberto para visitação do público.

Às 16h será realizada a cerimônia oficial de lançamento da embarcação, no Hotel Gran Mercure, localizado na Avenida Nazaré, com a presença de autoridades civis e eclesiais.

A partir de 19h haverá a cerimônia de bênção do Barco com a entronização da Imagem de Nossa Senhora de Nazaré conduzida por Dom Alberto e por Dom Frei Bernardo Bahlman.Também estarão presentes o Monsenhor Massimo Catterin, da Nunciatura Apostólica no Brasil, os bispos auxiliares Dom Irineu Roman e Dom Antônio de Assis Ribeiro e autoridades e apoiadores do Estado do Pará e outras regiões do Brasil.

Ação Social

A primeira Ação em Belém ocorrerá no dia 18 (domingo), com celebração eucarística em ação de graças, às 8h, na Igreja Nossa Senhora do Carmo, no bairro da Cidade Velha, e durante o dia será realizada “Ação Solidária” no Porto Palmeiraço, também situado na Cidade Velha, com a presença do Barco Hospital.

O momento será dedicado as pessoas mais necessitadas com atendimentos médicos, clínico geral, odontologia, neurologia, raio-x, ultrassonografia, mamografia, exames de laboratório, cirurgia de baixa e média complexidade, atendimentos espirituais, atividades para crianças e outros serviços. Todos esses serviços são gratuitos.

A programação é resultado de uma parceria entre a Fraternidade e Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus e Arquidiocese de Belém do Pará e conta com diversos apoiadores dos diversos setores.

Barco Hospital foi construído no Ceará. Foto: Vatican News.

Inauguração

Após cerca de 20 meses de construção, o Barco Hospital Papa Francisco saiu em expedição nos dias 6 e 7 de julho para Óbidos e Juruti, no Pará, para a promoção da entrega simbólica das chaves à população. A primeira parada foi na localidade ribeirinha Januária, em Óbidos, onde fica a comunidade Nossa Senhora de Nazaré, primeira pertencente à diocese de Óbidos, na divisa do território da diocese de Santarém.

No sábado, 6, à tarde, a embarcação chegou a cidade de Óbidos, acolhida por várias pessoas entre autoridades civis e eclesiásticas. Na ocasião ocorreu Santa Missa em Ação de Graças presidida por Dom Frei Bernardo e concelebrada por vários sacerdotes.

No dia 7 (domingo), a festa se repetiu em Juruti com a chegada do Barco. Dom Frei Bernardo Bahlman lembrou toda a jornada desde o sonho até a realização concreta do projeto e ainda destacou que o Barco Hospital Papa Francisco é um gesto concreto do Santo Padre para o Sínodo da Amazônia.

Apresentações de crianças dos projetos sociais da diocese de Óbidos sobre o Sínodo da Amazônia, apresentações culturais com o carimbo e danças típicas do festival das tribos, tradicional festival juritiense, fizeram parte da programação.

O projeto

Em 2013, por ocasião da Jornada Mundial Juventude (JMJ), promovida no Rio de Janeiro, o papa Francisco, em visita a um hospital, administrado pela Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, perguntou ao frei Francisco Belottim se eles estavam presentes na Amazônia.

A partir desta provocação a Diocese de Óbidos, representada por Dom Bernardo Bahlman, a Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, representada pelo frei Francisco, com o apoio do Ministério Público do Trabalho de São Paulo e do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região deram andamento no projeto. E em 5 de novembro de 2018, o Bispo de Óbidos e o fundador da Fraternidade apresentaram a maquete da embarcação ao Papa Francisco, em audiência no Vaticano.

O Barco Hospital Papa Francisco foi projetado e construído pela Empresa Gerencial de Projetos Navais, em Fortaleza, no Ceará. Todo o processo de construção, finalização e retorno para a cidade de Óbidos, no Pará, levou cerca de 20 meses.

Serviço:

Barco Hospital Papa Francisco em Belém
Data: 17 de agosto de 2019 (sábado)
10h – Aberto a visitação
Local: Escadinha da Estação das Docas
19h – Benção do Barco e entrega da Imagem de Nossa Senhora de Nazaré
Local: Escadinha da Estação das Docas

Data: 18 de agosto de 2019 (domingo)
8h – Missa em Ação de Graças pelo Barco Papa Francisco
Local: Igreja Nossa Senhora do Carmo
Travessa Dom Bosco – Cidade Velha
9h – Ação Solidária com vários serviços
Local: Porto do Palmeiraço (Cidade Velha)

Publicações recentes