24 de março: Dia dos mártires, “mulheres e homens de misericórdia”

Desde 1993, por iniciativa do Movimento Juvenil Missionário das Pontifícias Obras Missionárias italianas, todo os anos em 24 de março se celebra o “Dia de oração e jejum em memória dos Missionários Mártires”. Em 24 de março de 1980 foi assassinado dom Oscar Arnulfo Romero, arcebispo de San Salvador, beatificado em 23 de maio de 2015, e neste Dia anual de oração e jejum se faz memória daqueles que no mundo derramaram o sangue pelo Evangelho.
Este ano, a data coincide com a Quinta-feira Santa, por isso as comunidades poderão celebrá-la também em outra ocasião considerada mais oportuna. Esta Dia é celebrado em vários países do mundo, promovido por dioceses, institutos religiosos e realidades missionárias.

No Jubileu extraordinário da Misericórdia que estamos vivendo, o Dia de 2016 tem como tema “Mulheres e homens de misericórdia”. Como escreve padre Michele Antuoro, diretor de Missio Itália, “são eles que souberam ‘viver a riqueza da missão de Jesus que ressoa nas palavras do Profeta: levar uma palavra e um gesto de consolação aos pobres, anunciar a libertação a quantos são prisioneiros das novas escravidões da sociedade contemporânea, devolver a vista a quem já não consegue ver porque vive curvado sobre si mesmo, e restituir dignidade àqueles que dela se viram privados’ (Misericordiae Vultus). Jesus é a Face Misericordiosa do Pai, Nele, as faces de padre Andrea Santoro, dom Oscar Romero, padre Sandro Dordi e de tantos que, como peças de um mosaico, compõem e revelam o ícone de um Pai rico de misericórdia”.

O subsídio preparado para a animação do Dia, que pode ser baixado no site de Missio Itália, compreende uma reflexão teológica sobre o tema, os perfis de quatro missionários assassinados, o elenco dos missionários mortos em 2015 e algumas indicações de orações: Via-Sacra, Liturgia Penitencial, Lectio, Vigília de oração e Adoração Eucarística.

Fonte: radiovaticana

Acesse aqui o subsídio para a animação do Dia

Fonte: Agência Fides

Posts relacionados

TERÇO DA VIDA CONSAGRADA

Rezemos pela vocação à Vida Consagrada com os Mistérios da Alegria (Gozosos). A cada mistério, uma intenção especial, dentro da variedade das expressões de vida

Leia mais »