Vida Religiosa Jovem do sul se prepara para Congresso Nacional das Novas Gerações

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
WhatsApp
X
Telegram

Por Assessoria de Imprensa| 05.09.2015|Teve início na noite da última sexta, 4, em Porto Alegre-RS,  o encontro da juventude da Vida Religiosa Consagrada  da região sul do Brasil. Cerca de 70 jovens vêm do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul para rezar, refletir, fazer uma experiência de missão na capital gaúcha animados pelo lema do encontro “venha para fora”.  O evento é uma preparação para o Congresso Nacional das Novas Gerações da Vida Consagrada que acontecerá em Brasília, no mês de fevereiro de 2016  e que pretende reunir 1200 religiosos.

ordo com a coordenação, o pré-congresso tem como objetivos  incentivar a construção da “civilização do amor” promovendo um espaço celebrativo e reflexivo para dinamizar a caminhada das Novas Gerações da Vida Religiosa Consagrada;sair ao encontro, a luz do mandato de Jesus  “Venha para fora!”, que desinstala e envia em missão; testemunhar a alegria do ser Religiosa(o) Consagrada(o) que se renova e comunica. (cf. EG nº1).

Na abertura, o coordenador das novas gerações na região sul e membro da coordenação nacional, o missionário da Congregação dos Padres do  Sagrado Coração de Jesus (dehoniano), padre Nilson Helmann, convidou os jovens a vivenciarem a experiência da casa de Betânia, referindo-se à proposta da Confederação Latinoamericana e caribenha de Religiosos e Religiosas, ‘Bethânia, casa de encontro’. “Como Vida Religiosa Consagrada somos chamados a ser homens e mulheres de encontro, a ser encontro. É um convite de Deus, pois fomos criados para a comunhão, para a alteridade, para a Transcendência.

Padre Nilson ressaltou que as “comunidades religiosas são chamadas a ser, a partir da imagem de Bethânia, uma verdadeira casa, um espaço que acolhe, recebe, que estabelece limites e ao mesmo tempo mantem aberta a porta da liberdade, do mesmo modo, as janelas por onde entra e sai o alento criador do Espírito Santo”.  Bethânia, acrescentou, é casa de identidade, de comunhão, de compaixão, de diálogo, de acolhida, casa da unção e casa do serviço amoroso”.