Vida Religiosa Jovem do sul se prepara para Congresso Nacional das Novas Gerações

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Por Assessoria de Imprensa| 05.09.2015|Teve início na noite da última sexta, 4, em Porto Alegre-RS,  o encontro da juventude da Vida Religiosa Consagrada  da região sul do Brasil. Cerca de 70 jovens vêm do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul para rezar, refletir, fazer uma experiência de missão na capital gaúcha animados pelo lema do encontro “venha para fora”.  O evento é uma preparação para o Congresso Nacional das Novas Gerações da Vida Consagrada que acontecerá em Brasília, no mês de fevereiro de 2016  e que pretende reunir 1200 religiosos.

ordo com a coordenação, o pré-congresso tem como objetivos  incentivar a construção da “civilização do amor” promovendo um espaço celebrativo e reflexivo para dinamizar a caminhada das Novas Gerações da Vida Religiosa Consagrada;sair ao encontro, a luz do mandato de Jesus  “Venha para fora!”, que desinstala e envia em missão; testemunhar a alegria do ser Religiosa(o) Consagrada(o) que se renova e comunica. (cf. EG nº1).

Na abertura, o coordenador das novas gerações na região sul e membro da coordenação nacional, o missionário da Congregação dos Padres do  Sagrado Coração de Jesus (dehoniano), padre Nilson Helmann, convidou os jovens a vivenciarem a experiência da casa de Betânia, referindo-se à proposta da Confederação Latinoamericana e caribenha de Religiosos e Religiosas, ‘Bethânia, casa de encontro’. “Como Vida Religiosa Consagrada somos chamados a ser homens e mulheres de encontro, a ser encontro. É um convite de Deus, pois fomos criados para a comunhão, para a alteridade, para a Transcendência.

Padre Nilson ressaltou que as “comunidades religiosas são chamadas a ser, a partir da imagem de Bethânia, uma verdadeira casa, um espaço que acolhe, recebe, que estabelece limites e ao mesmo tempo mantem aberta a porta da liberdade, do mesmo modo, as janelas por onde entra e sai o alento criador do Espírito Santo”.  Bethânia, acrescentou, é casa de identidade, de comunhão, de compaixão, de diálogo, de acolhida, casa da unção e casa do serviço amoroso”.

A assessora executiva da CRB Nacional, a missionária scalabriniana, Irmã Rosa Maria Martins Silva, saudou os jovens em nome da Conferência.  “Saudações fraternas  repletas da certeza de que a alegria e o entusiasmo pelo Evangelho de Jesus e o desejo de que o Reino de Deus rodeado pela justiça, pela fraternidade, pelo cuidado pela vida, e pela igualdade fazem pulsar o coração de cada um de vocês, fazem andar incansavelmente os vossos pés, fazem movimentar em variados gestos de doação as vossas mãos e preenchem os vossos intelectos. São esses movimentos por amor do Reino que dão e darão sentido as vossas vidas e razão de ser à vocação”.

Irmã Rosa recordou ao grupo a mensagem do Papa Francisco ao jovens consagrados por ocasião da abertura do Ano da Vida Consagrada.  Francisco pedia ao jovens para “não caírem  na tentação dos números e da eficiência, e tampouco confiarem em suas próprias forças. A caridade não conhece limites e precisa de entusiasmo para levar adiante o sopro do Evangelho nos mais diversos ambientes sociais e culturais”. É necessário, afirmava  o Papa, “que os consagrados saibam transmitir a alegria e a felicidade da fé vivida em comunidade, por meio do testemunho do amor fraterno, da solidariedade, da partilha que dá valor à Igreja. Uma Igreja que deve forjar profetas visionários e capazes de interpretar os acontecimentos, denunciando o mal do pecado e da injustiça”.

Martins enfatizou a importância do encontro com Jesus no monte para aprender Dele mesmo como atuar na planície. “Jesus falava com o Pai no monte para ouvir Dele como se comportar na planície e para receber Dele a coragem, a indignação e a audácia necessárias para tornar realidade o seu Reino”.

Ainda, segundo Irmã Rosa, a planície na qual a Vida Religiosa Jovem está inserida e onde a vida clama, requer um novo olhar, a audácia e a indignação que só o encontro com o Senhor pode inspirar. “Não podemos como jovens religiosos que somos fechar os nossos olhos para uma planície onde a vida clama pelo desejo de ser respeitada: A vida da natureza – degradada pelo nosso desrespeito; a vida dos seres humanos, rostos desfigurados, no campo (camponesas, os trabalhadores rurais), na cidade, nas favelas ( crianças, jovens, mulheres e homens marcados pelo sofrimento, pela pobreza, pela injustiça), no mar (imigrantes morrendo aos milhares por tráfico e falta de acolhida), os indígenas e os ribeirinhos, populações marginalizadas pela ganância do ser humano e pela dinâmica do capitalismo selvagem.  Não podemos olhar para estas realidades como todos olham, mas com olhar de consagrados e de seguidores de Jesus de Nazaré, desejosos de que o Reino aconteça no meio de nós”, concluiu.

O pré-congresso continua até o próximo dia 7. Momentos fortes de oração, missão pela cidade de Porto Alegre e aprofundamento do tema ‘#compartilhealegria’, com assessoria do teólogo dehoniano, padre Marcial Maçaneiro, são algumas das atividades que constituem o encontro.

Veja imagens no face da CRB Nacional

Publicações recentes