Vida Consagrada e Institutos de Vida Apostólica – Os Beneditinos

Cidade do Vaticano (RV) – Nosso espaço dedicado à Vida Consagrada entra hoje numa nova fase: vamos falar das grandes congregações e institutos que reúnem no mundo mais de um milhão de consagrados.

E começaremos com os beneditinos, que constituem uma das estruturas mais antigas da Igreja, com cerca de 1500 anos.

O fundador da Ordem, S. Bento nasceu em 480 e morreu em 540, no século VI e escreveu a famosa regra “ora et labora”, que rege a vida dos mosteiros. Os beneditinos, porém, estão estruturados de maneira diferente de outras congregações. Não há um geral, não há um provincial, e cada mosteiro alcança a sua autonomia com um superior local. Em 1893, o Papa Leão XIII organizou a ordem de modo que se assemelhasse às ordens modernas.

Hoje, a Ordem de S. Bento é composta por 11 congregações diferentes. Há um abade primaz que representa os beneditinos junto à Santa Sé, mas que não tem qualquer autoridade sobre o monge individual.

Mas quem escolhe ser beneditino, escolhe abraçar qual carisma? Quem nos responde é Dom Hugo Cavalcante, Vigário Judicial do Tribunal Interdiocesano de Uberaba – MG.

Na próxima edição, falaremos dos desafios que os beneditinos enfrentam hoje e como a Ordem está estruturada no Brasil.

{mp3remote}https://www.crbnacional.org.br/site/images/audios/AVC_ Beneditinos _dom Hugo.mp3{/mp3remote}

Posts relacionados

É Advento!

É Advento! Tempo de caminhar na esperança! Tempo de esperançar! Tempo de estar vigilantes e atentos aos sinais dos tempos! Atentos aos sinais de que

Leia mais »