Sinodalidade como um caminho para a transformação das relações fraternas

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

A assessoria da terceira semana do Profolider, encontro que acontece em Hidrolândia, Goiás, ficou a cargo do Frei Vanildo Luiz Zugno, Assessor do Setor de Formação Continuada da CRB Nacional, que apresentou a Sinodalidade como um caminho para a transformação das relações fraternas.

O Frei conduziu os participantes em uma jornada pela história da vida religiosa, dividindo-a em quatro fases: eremita, monástica, apostólica e Vida Religiosa Consagrada em diálogo com o mundo. Uma das principais propostas foi a renovação e reconfiguração da Vida Religiosa Consagrada na Igreja, visando estabelecer relações que transcendam o patriarcalismo e o exercício do poder.

A análise dos pontos vulneráveis na Vida Religiosa Consagrada (VRC), à luz do texto do Papa Francisco sobre as “15 Doenças da Cúria Romana”, evidenciou que o “martismo”, ou seja, o ativismo exacerbado, é um dos desafios mais prementes. Além disso, o “Alzheimer espiritual”, representado pelo esquecimento do primeiro amor, e as bisbilhotices e murmurações, foram igualmente discutidos.

O encerramento das atividades, sob a orientação do Frei Vanildo, terminou em um trabalho individual sobre as 12 virtudes preconizadas pelo Papa Francisco em 2015. Essa etapa proporcionou uma reflexão profunda sobre a prática da fé e a vivência da espiritualidade.

Na noite do dia 27 de setembro, o Profolider, recebeu religiosas/os da Regional de Goiânia, promovendo uma rica partilha de experiências e perspectivas.

Sinodalidade como um caminho para a transformação das relações fraternas é tema na terceira semana do Profolider
« de 6 »

Publicações recentes