JUVENTUDES / SAV / PARTILHA DE CARISMAS

Home | Setores

Juventudes e Vocações

O Setor Juventudes / SAV, busca estimular a Vida Religiosa Consagrada a assumir e a viver o Serviço de Animação Vocacional (SAV-CRB) numa rede de comunhão intercongregacional, em sintonia com a Comissão para os Ministérios Ordenados da CNBB (CMOVIC) e, outros setores que atuam com as juventudes, a fim de possibilitar, animar e apoiar consagrados e consagradas animadoras vocacionais.

Oportunizar espaços formativos e apoiar as juventudes no despertar vocacional/profissional, no acompanhamento e no processo de discernimento vocacional.

O Setor trabalha com formações online na dimensão formativa, humana e espiritual, visita as regionais, com atenção especial aquelas que estão com maior dificuldade para articulação e organização. 

Exercícios Espirituais nas regionais, em parceria com o Programa MAGIS (jesuítas), Escolas Vocacionais em parceria com o IPV (Instituto de Pastoral Vocacional) e Maristas. 

Dinamização de ações para fortalecer a Cultura Vocacional, como o III Ano Vocacional do Brasil. E parecerias com a Comissão para Ministérios Ordenados e Vida Consagrada da CNBB (CMOVIC).  

Além do acompanhamento personalizado com reuniões online periódicas com os coordenadores do SAV das Regionais. 

Ir. Maristela Ganassini, FSCJ
Assessora responsável pelo setor Juventudes / SAV / Partilha de Carismas

Anterior
Próximo

EQUIPE DE ARTICULAÇÃO

Ir. Maria de Cássia Brandão Albuquerque, (Filhas do Coração Imaculado de Maria – Fortaleza)

Ir. Cáilla Rafaela Belfort de Almeida (Servas Pobres de Jesus Cristo – João Pessoa); 

Ir. Ubiratan de Oliveira Costa (Jesuítas – Brasília)

Ir. Danilo Soares Rocha (Vocacionista – Rio de Janeiro) 

PARTILHA DE CARISMAS

  1. No âmbito Nacional, o objetivo é coordenar ações que contribuam para a concretização de grupos de Partilha de Carismas entre Leigos e Leigas. Essa articulação visa dar continuidade histórica ao trabalho já existente no Brasil, buscando compartilhar os diferentes Carismas tanto com Leigos/as quanto com religiosos/as. 

Outro aspecto importante é a recuperação da história e dos objetivos das iniciativas realizadas em anos anteriores para articular as Famílias dos Carismas. Isso permite aprender com as experiências passadas e fortalecer a atuação conjunta. 

Além disso, é essencial articular com outras representações da Igreja e da sociedade, estabelecendo conexões e parcerias que ampliem o alcance e a influência dessa ação. 

Para promover uma formação sólida, o estímulo a projetos de Formação é destacado, tendo como base os documentos da Igreja, especialmente o Documento 105 da CNBB e os Parâmetros Básicos para a Formação do Laicato. 

Também se busca apoiar a CRB (Conferência dos Religiosos do Brasil) na questão do laicato nas famílias religiosas, buscando compartilhar a riqueza dos carismas e fortalecer o engajamento dos leigos nesse contexto. 

A relação com a juventude é um ponto-chave, buscando fomentar a articulação e o relacionamento dos Carismas com os jovens, reconhecendo o potencial dessa faixa etária para contribuir ativamente nesse movimento. 

Por fim, busca-se aprofundar o relacionamento com a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e o CNLB (Conselho Nacional do Laicato do Brasil), caminhando juntos na sinodalidade da Igreja – uma Eclesiologia sinodal de comunhão e corresponsabilidade. Essa abordagem visa fortalecer a participação ativa e colaborativa de todos os membros da Igreja, reconhecendo a importância de cada vocação e carisma para a missão comum. 

A metodologia adotada para promover o aprofundamento e compartilhamento das experiências relacionadas à identidade, espiritualidade, vocação e missão dos movimentos laicais nos diversos Carismas é baseada na construção coletiva de propostas. O objetivo é envolver os participantes de forma ativa e colaborativa, possibilitando um espaço de troca enriquecedora. 

Para alcançar esse propósito, serão realizadas reuniões virtuais com espaços para abarcar os seguintes aspectos: 

  1. São oferecidas sessões de formação com base nos Parâmetros Básicos para o Laicato da CNBB/CNLB (Conselho Nacional do Laicato do Brasil), bem como nos documentos da CRB (Conferência dos Religiosos do Brasil) e da Igreja em geral. Essa formação tem o intuito de fortalecer os conhecimentos dos participantes, capacitando-os para uma atuação mais consciente e efetiva em suas comunidades e movimentos.
  2. Planejamento participativo: A construção da agenda dos encontros e seminários será realizada de forma participativa, contando com a colaboração de todos os envolvidos. Essa abordagem visa garantir que os temas abordados sejam relevantes e atendam às necessidades e interesses dos participantes. Além disso, serão exploradas possibilidades de realizar esses eventos tanto de forma virtual como presencial, buscando a maior flexibilidade e inclusão possível. 


Através da reflexão, partilha e discernimento sobre as diferentes caminhadas laicais, os participantes terão a oportunidade de entender as diversas realidades e abordagens presentes nos movimentos laicais. Esse exercício de compreensão mútua é essencial para fortalecer a união e o diálogo entre os membros dos diferentes Carismas. 

A metodologia adotada segue o espírito da sinodalidade, promovendo um modelo de tomada de decisões mais participativo e colegiado. Dessa forma, busca-se estabelecer uma relação de igualdade e colaboração entre os leigos e os religiosos/as, onde todos possam contribuir e crescer juntos na missão comum da Igreja. 

EQUIPE DE COORDENAÇÃO NACIONAL

Edison C J Oliveira – RS – Leigo Marista – Coordenador

Marlise Ritter – SC – Leiga da Divina Providência 

Ricardo Martins – Canoas/RS – Leigo Lassalista 

Aparecida Dias Rodrigues – Muriaé/MG – Leiga dos Missionários do Sagrado Coração 

ASSESSORIA DO SETOR JUVENTUDES

Ir. Maristela Ganassini, FSCJ

Assessora do Setor Juventudes/Vocações/Partilha de Carismas – CRB Nacional. 

Assessora externa da Comissão Episcopal para o Ministérios e a Vida Consagrada da CNBB.

Formada em Pedagogia- Educação Infantil e Anos Iniciais e Especialização em Gestão e Espiritualidade

Ama uma boa companhia e um bom chimarrão.

JUVENTUDE / SAV / PARTILHA DE CARISMAS

Seminário Bem Viver

As inscrições para o Seminário Bem Viver – Tecendo Redes de Proteção à Vida, começam