
JMJ 2023: Jornada de Lisboa será nos dias 1 a 6 de agosto
Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, declara a sua alegria, sublinhando a importância deste
Home | Setores
O Setor Juventudes / SAV, busca estimular a Vida Religiosa Consagrada a assumir e a viver o Serviço de Animação Vocacional (SAV-CRB) numa rede de comunhão intercongregacional, em sintonia com a Comissão para os Ministérios Ordenados da CNBB (CMOVIC) e, outros setores que atuam com as juventudes, a fim de possibilitar, animar e apoiar consagrados e consagradas animadoras vocacionais.
Oportunizar espaços formativos e apoiar as juventudes no despertar vocacional/profissional, no acompanhamento e no processo de discernimento vocacional.
O Setor trabalha com formações online na dimensão formativa, humana e espiritual, visita as regionais, com atenção especial aquelas que estão com maior dificuldade para articulação e organização.
Exercícios Espirituais nas regionais, em parceria com o Programa MAGIS (jesuítas), Escolas Vocacionais em parceria com o IPV (Instituto de Pastoral Vocacional) e Maristas.
Dinamização de ações para fortalecer a Cultura Vocacional, como o III Ano Vocacional do Brasil. E parecerias com a Comissão para Ministérios Ordenados e Vida Consagrada da CNBB (CMOVIC).
Além do acompanhamento personalizado com reuniões online periódicas com os coordenadores do SAV das Regionais.
Ir. Maristela Ganassini, FSCJ
Assessora responsável pelo setor Juventudes / SAV / Partilha de Carismas
Ir. Maria de Cássia Brandão Albuquerque, (Filhas do Coração Imaculado de Maria – Fortaleza)
Ir. Cáilla Rafaela Belfort de Almeida (Servas Pobres de Jesus Cristo – João Pessoa);
Ir. Ubiratan de Oliveira Costa (Jesuítas – Brasília)
Ir. Danilo Soares Rocha (Vocacionista – Rio de Janeiro)
Outro aspecto importante é a recuperação da história e dos objetivos das iniciativas realizadas em anos anteriores para articular as Famílias dos Carismas. Isso permite aprender com as experiências passadas e fortalecer a atuação conjunta.
Além disso, é essencial articular com outras representações da Igreja e da sociedade, estabelecendo conexões e parcerias que ampliem o alcance e a influência dessa ação.
Para promover uma formação sólida, o estímulo a projetos de Formação é destacado, tendo como base os documentos da Igreja, especialmente o Documento 105 da CNBB e os Parâmetros Básicos para a Formação do Laicato.
Também se busca apoiar a CRB (Conferência dos Religiosos do Brasil) na questão do laicato nas famílias religiosas, buscando compartilhar a riqueza dos carismas e fortalecer o engajamento dos leigos nesse contexto.
A relação com a juventude é um ponto-chave, buscando fomentar a articulação e o relacionamento dos Carismas com os jovens, reconhecendo o potencial dessa faixa etária para contribuir ativamente nesse movimento.
Por fim, busca-se aprofundar o relacionamento com a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e o CNLB (Conselho Nacional do Laicato do Brasil), caminhando juntos na sinodalidade da Igreja – uma Eclesiologia sinodal de comunhão e corresponsabilidade. Essa abordagem visa fortalecer a participação ativa e colaborativa de todos os membros da Igreja, reconhecendo a importância de cada vocação e carisma para a missão comum.
A metodologia adotada para promover o aprofundamento e compartilhamento das experiências relacionadas à identidade, espiritualidade, vocação e missão dos movimentos laicais nos diversos Carismas é baseada na construção coletiva de propostas. O objetivo é envolver os participantes de forma ativa e colaborativa, possibilitando um espaço de troca enriquecedora.
Para alcançar esse propósito, serão realizadas reuniões virtuais com espaços para abarcar os seguintes aspectos:
Através da reflexão, partilha e discernimento sobre as diferentes caminhadas laicais, os participantes terão a oportunidade de entender as diversas realidades e abordagens presentes nos movimentos laicais. Esse exercício de compreensão mútua é essencial para fortalecer a união e o diálogo entre os membros dos diferentes Carismas.
A metodologia adotada segue o espírito da sinodalidade, promovendo um modelo de tomada de decisões mais participativo e colegiado. Dessa forma, busca-se estabelecer uma relação de igualdade e colaboração entre os leigos e os religiosos/as, onde todos possam contribuir e crescer juntos na missão comum da Igreja.
Edison C J Oliveira – RS – Leigo Marista – Coordenador
Marlise Ritter – SC – Leiga da Divina Providência
Ricardo Martins – Canoas/RS – Leigo Lassalista
Aparecida Dias Rodrigues – Muriaé/MG – Leiga dos Missionários do Sagrado Coração
Ir. Maristela Ganassini, FSCJ
Assessora do Setor Juventudes/Vocações/Partilha de Carismas – CRB Nacional.
Assessora externa da Comissão Episcopal para o Ministérios e a Vida Consagrada da CNBB.
Formada em Pedagogia- Educação Infantil e Anos Iniciais e Especialização em Gestão e Espiritualidade
Ama uma boa companhia e um bom chimarrão.
Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, declara a sua alegria, sublinhando a importância deste
Parabéns, Irmãs de Taracuá (AM)! Aguardamos o GESTO CONCRETO de outras comunidades! Juntos e juntas
A VI MISSÃO DA VRC JOVEM NA AMAZÔNIA acontecerá de forma on-line, conforme programação que
Foi apresentado quarta-feira, 27 janeiro, em Lisboa, o Hino da Jornada Mundial da Juventude, que
No dia 12 de setembro de 2020 aconteceu mais um encontro, virtual, do
O segundo vídeo da série Vida Religiosa em Ação – Testemunhos de Missão partilha
Um grupo de 14 formandos da vida religiosa, de nove congregações e diferentes comunidades missionárias
Clique no link abaixo e veja a síntese de Carlos Eduardo Cardozo. VRC e a
CLIQUE: Subsídio Rezando com Maria – NOVAS GERAÇÕES Estimado(a) membro da Vida Religiosa Consagrada, Em
As inscrições para o Seminário Bem Viver – Tecendo Redes de Proteção à Vida, começam
Queridas(os) Animadoras(es) Vocacionais, No próximo dia 03 de maio, 4º Domingo da Páscoa, celebraremos o
A Conferência dos Religiosos do Brasil foi fundada no dia 11 de fevereiro de 1954, no Rio de Janeiro/RJ, durante o Congresso Nacional dos Religiosos.
A CRB Nacional é uma organização religiosa de pleno direito canônico , tendo seu estatuto aprovado pela Sagrada Congregação dos Religiosos, através do Decreto nº 01561/55.
Cadastre-se já o seu e-mail e receba o Boletim eletrônico com as novidades da semana.
É rápido e fácil: preencha o formulário, levamos a sua privacidade a sério e não compartilharemos suas informações com terceiros.