RSE integra-se às demais frentes da ação Salesiana no país

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Em 2017, ao completar 15 anos, a RSE integra-se às demais frentes da ação salesiana no país, adota oficialmente o nome Rede Salesiana Brasil de Escolas (RSB-Escolas).

A Rede Salesiana Brasil inicia em 2017 um portal da RSB, que reúne informações, notícias e subsídios de cinco frentes da ação salesiana no País: RSB-Escolas, RSB-Social, RSB-Comunicação, RSB-Ensino Superior e Pastoral Juvenil Salesiana.

Rede Salesiana Brasil de Escolas (RSB-Escolas) é o novo nome adotado pela RSE ao consolidar sua trajetória e colocar de maneira mais explícita sua ligação com as demais redes que formam a RSB e que compõem esse portal. É como precursora e elemento fundamental na conformação da Rede Salesiana Brasil, que atua também na ação social, na comunicação e no ensino superior, que a rede de escolas assume a nova nomenclatura e participa desse grande projeto.

Um pouco de história

A Rede Salesiana de Escolas foi iniciada há 15 anos, em 2002, com a proposta de formar uma rede de ensino que pudesse unir em um projeto conjunto as mais de cem escolas que, no Brasil, compartilhavam da concepção educativo-pastoral salesiana. As escolas da Rede têm em comum o objetivo de oferecer uma educação integral e formar cidadãos capazes de compreender criticamente a sociedade em que vivem e de agir sobre ela.

Desde o seu início, a Rede envolveu escolas mantidas pela Congregação dos Salesianos de Dom Bosco, pelo Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (Irmãs Salesianas) e instituições parceiras, com os mesmos ideais educacionais.

Ao completar 15 anos, ela é a maior rede católica de ensino das Américas: congrega cerca de 5 mil educadores e 80 mil alunos, da Educação Infantil ao Ensino Médio, em mais de cem instituições de ensino. A integração em rede garante uma qualidade única em todo o País, mas que é colocada em prática valorizando o que há de particular em cada região brasileira e na história dos colégios participantes.

Integrada com a ação social e o ensino superior

A experiência de sucesso permitiu que a ideia de trabalho em rede fosse adotada também em outros campos da missão salesiana. Salesianos e Filhas de Maria Auxiliadora iniciaram um diálogo para trabalhar em conjunto na ação social, um dos principais focos da presença salesiana no Brasil. Atualmente, as mais de cem obras sociais espalhadas por todo o país podem partilhar suas experiências e atuar com maior eficiência por meio da RSB-Social. O ensino superior, outro braço forte para a proposta educativa salesiana, está se organizando em rede. A mesma proposta começou a ser implantada também na área da comunicação, de maneira a integrar as diversas expressões do carisma salesiano no Brasil.

Para unificar essas iniciativas e outras previstas para os próximos anos, foi formada, em 2012, a Rede Salesiana Brasil (RSB). Ela é coordenada paritariamente pelos Salesianos e pelas FMA, articulando as demais redes, os serviços e as ações salesianas no País.

Portal e redes sociais

A Rede Salesiana Brasil de Escolas participa do portal da RSB com um site próprio, no qual estão todas as informações sobre as unidades de educação básica, os projetos realizados nas escolas, os subsídios e as notícias sobre a área de educação. Também compõem o portal os sites da RSB-Social, da RSB-Comunicação, da RSB-Ensino Superior e da Pastoral Juvenil Salesiana.

O endereço do portal da Rede Salesiana Brasil é: www.rsb.org.br

Publicações recentes