Religiosa médica é enviada ao Haiti durante Congresso da Vida Consagrada

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Por Rosinha Martins|13.04.2015| A médica cirurgiã, clínica geral e religiosa da Congregação das Irmãs de São Francisco da Providência de Deus, Irmã Marlene Aparecida Avanzi foi enviada ao Haiti na Celebração Eucarística realizada durante o Congresso Nacional da Vida Consagrada que aconteceu em Aparecida de 07 a 10 de abril próximo passado.

Na homilia, o presidente da Celebração Eucarística, Dom Sérgio Arthur Braschi, bispo da Diocese de Ponta Grossa – PR e presidente da Comissão para a Ação Missionária da CNBB,  lembrou o terremoto que ocorreu em 2010, no Haiti, o que motivou a criação de uma comunidade intercongregacional  que pudesse ser presença compassiva naquele país “As Irmãs estão lá fazendo as pessoas resgatarem sua dignidade e auto estima”, disse.

Hoje, acrescentou, “fazemos o envio da Irmã Marlene Aparecida Avanzi, que além de ter um coração generoso, é médica. Que possamos ajudar a Igreja do Brasil e América Latina na propagação do Reino.

“Te seguirei neste caminhar, deixei pra trás a saudade de onde eu venho, só trago um par de sandálias e minha voz pra gritar que és  a força que tenho…”. Com esta canção, o presidente da Celebração, dom Sérgio Braschi, que é cantor e compositor prestou uma homenagem à dra. Marlene, causando emoção no público.

A presidente nacional da CRB, Irmã Maria Inês Ribeiro, enfatizou a importância e significado daquela Celebração. “Neste Congresso, no  qual falamos tanto de intercongregacionalidade, é oportuno esse gesto concreto do envio, é a Igreja do Brasil, é um pouco de cada um de nós”, afirmou.

“Este momento superou todas as minhas expectativas. É a Vida Consagrada e a Igreja que me enviam. Nos momentos de desânimo me lembrarei deste fato para me fortalecer. O que me move a partir é o amor ao reino, o desejo de servir aos mais  pobres”,  disse a Irmã e doutora Marlene Avanzi.

Outro momento emocionante do envio, segundo participantes do Congresso, foi o das oferendas. Motivados por dom Sérgio a colaborarem com a missão do Haiti, a fila de religiosos que levavam suas contribuições se tornou quilométrica. “Foi muito emocionante, os religiosos não paravam mais de levar as suas ofertas e os sextos transbordavam. Grande sinal de compaixão e solidariedade”, disse uma religiosa que participava do evento.

Durante o envio, o convênio que estabelece relacionamento de cooperação missionária foi assinado pela Superiora da Congregação de Irmã Marlene, a presidente nacional da CRB e o presidente da Comissão Missionária da CNBB.

Irmã Marlene parte para o Haiti no próximo dia 26 de abril.

Quem é Irmã Marlene Aparecida Avanzi

Marlene Avanzi é natural de Promissão, interior de São Paulo. Estudou medicina e se especializou em cirurgia e clínica geral. Se consagrou na Congregação das Irmãs de São Francisco da Providência de Deus. Trabalhou cinco anos em São Paulo, um ano em Porto Velho – RO e 18 anos em Guajará-Mirim – RO, onde atuava atualmente. Nesses setores de missão Irmã Marlene trabalhou na pastoral da criança, áreas indígenas, postos de saúde, fazendo serviços de parto e cirurgias e  atendendo como clínica geral.

O Projeto Haiti

Desde o terremoto que assolou o Haiti em 2010 a CRB e a CNBB enviam missionárias para prestarem um serviço evangélico e missionário à população e contam com a disponibilidade das Congregações e Irmãs que, individualmente, se sentem chamadas a esta missão. Com presença de Irmã Marlene, a comunidade intercongregacional será composta por 6 religiosas.

Veja mais imagens do envio

Publicações recentes