Religiosa médica é enviada ao Haiti durante Congresso da Vida Consagrada

Por Rosinha Martins|13.04.2015| A médica cirurgiã, clínica geral e religiosa da Congregação das Irmãs de São Francisco da Providência de Deus, Irmã Marlene Aparecida Avanzi foi enviada ao Haiti na Celebração Eucarística realizada durante o Congresso Nacional da Vida Consagrada que aconteceu em Aparecida de 07 a 10 de abril próximo passado.

Na homilia, o presidente da Celebração Eucarística, Dom Sérgio Arthur Braschi, bispo da Diocese de Ponta Grossa – PR e presidente da Comissão para a Ação Missionária da CNBB,  lembrou o terremoto que ocorreu em 2010, no Haiti, o que motivou a criação de uma comunidade intercongregacional  que pudesse ser presença compassiva naquele país “As Irmãs estão lá fazendo as pessoas resgatarem sua dignidade e auto estima”, disse.

Hoje, acrescentou, “fazemos o envio da Irmã Marlene Aparecida Avanzi, que além de ter um coração generoso, é médica. Que possamos ajudar a Igreja do Brasil e América Latina na propagação do Reino.

“Te seguirei neste caminhar, deixei pra trás a saudade de onde eu venho, só trago um par de sandálias e minha voz pra gritar que és  a força que tenho…”. Com esta canção, o presidente da Celebração, dom Sérgio Braschi, que é cantor e compositor prestou uma homenagem à dra. Marlene, causando emoção no público.

A presidente nacional da CRB, Irmã Maria Inês Ribeiro, enfatizou a importância e significado daquela Celebração. “Neste Congresso, no  qual falamos tanto de intercongregacionalidade, é oportuno esse gesto concreto do envio, é a Igreja do Brasil, é um pouco de cada um de nós”, afirmou.

“Este momento superou todas as minhas expectativas. É a Vida Consagrada e a Igreja que me enviam. Nos momentos de desânimo me lembrarei deste fato para me fortalecer. O que me move a partir é o amor ao reino, o desejo de servir aos mais  pobres”,  disse a Irmã e doutora Marlene Avanzi.

Outro momento emocionante do envio, segundo participantes do Congresso, foi o das oferendas. Motivados por dom Sérgio a colaborarem com a missão do Haiti, a fila de religiosos que levavam suas contribuições se tornou quilométrica. “Foi muito emocionante, os religiosos não paravam mais de levar as suas ofertas e os sextos transbordavam. Grande sinal de compaixão e solidariedade”, disse uma religiosa que participava do evento.

Durante o envio, o convênio que estabelece relacionamento de cooperação missionária foi assinado pela Superiora da Congregação de Irmã Marlene, a presidente nacional da CRB e o presidente da Comissão Missionária da CNBB.

Irmã Marlene parte para o Haiti no próximo dia 26 de abril.

Quem é Irmã Marlene Aparecida Avanzi

Marlene Avanzi é natural de Promissão, interior de São Paulo. Estudou medicina e se especializou em cirurgia e clínica geral. Se consagrou na Congregação das Irmãs de São Francisco da Providência de Deus. Trabalhou cinco anos em São Paulo, um ano em Porto Velho – RO e 18 anos em Guajará-Mirim – RO, onde atuava atualmente. Nesses setores de missão Irmã Marlene trabalhou na pastoral da criança, áreas indígenas, postos de saúde, fazendo serviços de parto e cirurgias e  atendendo como clínica geral.

O Projeto Haiti

Desde o terremoto que assolou o Haiti em 2010 a CRB e a CNBB enviam missionárias para prestarem um serviço evangélico e missionário à população e contam com a disponibilidade das Congregações e Irmãs que, individualmente, se sentem chamadas a esta missão. Com presença de Irmã Marlene, a comunidade intercongregacional será composta por 6 religiosas.

Veja mais imagens do envio

Posts relacionados

É Advento!

É Advento! Tempo de caminhar na esperança! Tempo de esperançar! Tempo de estar vigilantes e atentos aos sinais dos tempos! Atentos aos sinais de que

Leia mais »