Reinserção para missionários/as ad gentes

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

 

“Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34).

O curso de reinserção para missionários (as) ad gentes é uma iniciativa promovida pelo Centro Cultural Missionário da CNBB, em parceria com a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), a Comissão Episcopal Pastoral para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB e as Pontifícias Obras Missionárias.

Esta proposta surgiu a partir da busca de informações de missionários (as) além-fronteiras que retornavam ao Brasil, mas também dos que eram enviados em missão ad gentes pela primeira vez. A partir desta necessidade apresentada pelos missionários (as), realizou-se uma reflexão no Centro de Animação e Estudos Missionários (CAEM) que priorizou a realização deste curso para 2020.

A metodologia do curso contempla momentos de partilha, troca de experiências, formação, oração, celebração e convivência fraterna, para que na alegria do Ressuscitado os participantes possam fortalecer e resignificar o seu “sim” à missão de Deus. Para bem viver e aproveitar o curso é necessário que os interessados participem integralmente de toda a programação proposta.

  1. Justificativa

Os missionários (as) que retornam após um tempo em missão ad gentes necessitam de uma nova reinserção no seu país e Igreja de origem. Mesmo que a comunicação os aproxime, nem sempre ela consegue deixar os missionários (as) a par do que aconteceu e acontece de fato em sua terra natal. Diante desta constatação, surge a necessidade de lhes oferecer um apoio que os motive a continuar com alegria a viver a missão que o Senhor lhes confiou. 

  1. Objetivos

2.1. Objetivo geral

Ajudar os missionários (as) além-fronteiras que retornam ao Brasil a inserir-se na dinâmica missionária da Igreja no Brasil, a partir do aprofundamento de alguns elementos das dimensões humano-afetiva, teológica, bíblica, eclesiológica e análise de conjuntura.

2.2. Objetivos específicos

  • Escutar as alegrias e inquietações dos missionários (as) a partir das experiências de missão, promovendo a partilha e reflexão.
  • Oferecer à luz da Palavra de Deus elementos para a sua resiliência, buscando reafirmar os fundamentos da vida e da missão.
  • Apresentar ferramentas para a elaboração de uma adequada análise de conjuntura socioeconômica, política e social do Brasil para ajudar na percepção da realidade.
  • Oferecer uma análise da situação atual da Igreja no Brasil.
  • Propor um caminho de reinserção na realidade brasileira a partir das opções do Evangelho.
  • Refletir sobre a missão ad e inter gentes.
  • Contextualizar sobre as tendências da reflexão missiológica.
  1. Público Alvo

Missionários (as) além-fronteiras que retornam ao Brasil, depois de alguns anos, leigos (as), seminaristas, consagrados (as), ministros ordenados (diáconos, presbíteros).

  1. Metodologia

O curso contemplará conferências, momentos de oração, partilha de vida, meditação e celebração Eucarística, debates e plenários. Poderão ser utilizados recursos áudio visuais, dinâmicas, projeção de power point, etc.

  1. Coordenação

A coordenação do curso é da responsabilidade do CCM, CRB, POM e da Comissão Episcopal Pastoral para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB.

  1. Organização e estruturas

A programação do curso foi pensada a partir das necessidades dos participantes, com base em uma proposta formativa específica, e de acordo com as possibilidades do CCM. Por isso, algumas exigências logísticas requerem a colaboração dos cursistas.

O local de realização do curso e a hospedagem, serão no Centro Cultural Missionário (CCM) – SGAN 905 Conj. C, Brasília, DF. A casa oferece sala de conferências, reuniões, jogos e aparelhos de ginástica, sala de estar com TV a cabo, biblioteca, capela, oratório, lavanderia comunitária e uma área externa. Os quartos são individuais (duplos, em alguns casos) com roupa de cama, banho e telefone. Todos os ambientes da casa têm conexão com internet sem fio e dispomos de alguns computadores comunitários para uso dos participantes.

           O horário das refeições:

Café da manhã: das 07h30 as 08h; Almoço: das 12h as 12h40; Jantar: das 19h as 19h40.

Observação: Aos domingos e feriados, o horário do jantar é das 18h as 18h40.

Solicita-se que a partir das 22h o silêncio seja observado, especialmente em respeito aos que já estão descansando. Às 23h fecha-se o portão para entrar e sair do CCM.

7. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

            O curso propõe como texto iluminador a passagem do Evangelho de Lucas 10,33-34 O Bom Samaritano “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”.

 

Dia 16/03: segunda feira

18h – Celebração Eucarística de abertura do curso

19h – Jantar

20h – Acolhida, apresentação, equipes de serviço e logística da casa. Considerações iniciais.

 

Dia 17 e 18/03: terça e quarta feira

Tema: Dimensão humano-afetiva

 

Dia 19/03: quinta feira

Tema: Dimensão bíblica da missão

Dia 17 e 18/03: terça e quarta feira

Tema: Dimensão humano-afetiva

Dia 19/03: quinta feira

Tema: Dimensão bíblica da missão

Dia 20/03: sexta feira
Tema: Dimensão teológica da missão (atualização missiológica / reflexão ad e inter gentes).

Dia 21/03: sábado

– Passeio para conhecer a cidade de Brasília

Dia 22/03: domingo –

Missa numa das paróquias do plano piloto

Dia 23/03: segunda feira

Tema: Análise de conjuntura sócio-econômica-politica e social

Dia 24/03: terça feira

Tema: Análise de conjuntura eclesial

Dia 25/03: quarta feira
Tema: Animação e Cooperação Missionária (DGAE, PMN, etc.)

Dia 26/03: quinta feira
Tema: Pós-Sínodo para Amazônia
                         

Dia 27/03: sexta feira (até 12h)

Conclusão do curso. Considerações finais, avaliação, Celebração Eucarística, entrega de atestado e despedida.

Data e local

          A Semana será realizada de 16 a 27 de março de 2020, no Centro Cultural Missionário da CNBB, SGAN 905 Conj. “C” – Brasília, DF – Fone: (61) 32743009.

 

Inscrições

          Poderão ser efetuadas pela internet através do website: www.ccm.org.br. O valor do curso é de

R$ 1800,00. Nesta taxa estão inclusas formação, alimentação e hospedagem. O número de vagas é de 45 pessoas.

 

Dom Odelir José Magri,

Bispo de Chapecó / SC e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a

Ação Missionária e Cooperação Intereclesial.

 

Publicações recentes