Reflexões sobre conjuntura é destaque na primeira semana do Profolider

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

No último dia 14 de setembro, o XVII Profolider, recebeu a Ir. Sueli Belatto para um novo módulo de estudos, dedicado à Análise de Conjunturas. O objetivo central foi compreender as motivações dos fundadores e sua relevância para a conjuntura atual.

A necessidade de buscar informações verídicas, tanto no contexto nacional quanto global, foi ressaltada como uma ferramenta essencial para atuar de forma eficaz enquanto religiosos, profetas e profetizas em prol dos excluídos.

Durante o encontro, a Doutrina Social da Igreja serviu como base para a análise das conjunturas. Foram retomados temas como o capitalismo e seus interesses, com especial ênfase na política brasileira. A discussão acerca do Estado mínimo, que progressivamente se afasta da economia em benefício dos capitalistas, foi ponto de destaque, evidenciando a transformação de direitos em mercadorias.

Um breve exame da Constituição Federal culminou em um trabalho em grupo. A discussão se expandiu para a relação entre religião e política, destacando o avanço da extrema direita tanto entre os evangélicos quanto os católicos. Um compromisso autêntico com a verdade e com o Evangelho foi enfatizado como fundamental. O pensamento de Papa Paulo VI ressoou na conclusão do dia: “O melhor jeito de fazer caridade é fazendo política.”

« de 2 »

Questões socioambientais também foram debatidas, e apesar dos desafios, vislumbraram-se sinais de esperança. O diálogo e ações de diversos protagonistas sociais e governamentais foram identificados como fontes de otimismo.

Nos dias 15 e 16, os participantes se debruçaram sobre pontos da Fratelli Tutti, utilizando o texto como base para uma vivência justa, fraterna e solidária, que valoriza cada indivíduo em suas potencialidades e singularidades.

Publicações recentes