Presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB e assessores visitam sede da CRB Nacional em Brasília

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Na tarde desta segunda-feira, 5 de fevereiro, a sede da Conferência dos Religiosos do Brasil, em Brasília, recebeu a visita de Dom Valdir Castro, Presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB. Ele estava acompanhado pelos assessores Pe. Tiago José Síbula da Silva e Osnilda Lima, ambos da Comissão Episcopal para a Comunicação.

A reunião contou com a presença online da Presidente da CRB Nacional, Irmã Eliane Cordeiro e da Assessora de Comunicação da CRB Nacional, Irmã Neusa Santos, além do Pe. Dário Bossi, membro do Observatório de Comunicação Religiosa e Daniel Seidel da CBJP, parceiro da CRB Nacional na criação do Observatório de Comunicação Religiosa.

A pauta do encontro foi a partilha sobre o Observatório de Comunicação Religiosa para os membros da Comissão de Comunicação da CNBB. Irmã Neusa Santos e Pe. Dario Bossi, em nome do Observatório, apresentaram o processo evolutivo do projeto desde sua concepção inicial até os dias atuais, elencando varias atividades com destaque à participação semanal do OCR no Programa Igreja em Saída da TV Aparecida. O encontro permitiu uma discussão sobre os próximos passos e as estratégias a serem adotadas pelo Observatório de Comunicação Religiosa e pela Comissão de Comunicação da CNBB. Ao concluir a proveitosa reunião, Dom Valdir disse: “A comunicação é para criar comunhão e para criar redes”.

O Observatório da Comunicação Religiosa no Brasil é uma iniciativa da Conferência dos Religiosos do Brasil e da Comissão Brasileira de Justiça e Paz, a serviço da Comissão Episcopal de Pastoral para a Comunicação Social da CNBB. O OCR nasceu em outubro de 2020, é composto por leigos e religiosas/os num total de 9 pessoas.

O Observatório tem como missão oferecer uma análise constante, crítica, propositiva e concreta das diversas formas e meios de comunicação religiosa no Brasil. Prioriza os âmbitos de comunicação da Igreja Católica em suas diversas esferas: de base (Pascom e outras formas de comunicação territorial), dos segmentos especializados (TVs, rádios e comunicação online de inspiração católica) e de sua própria representação institucional (presidência e organismos da CNBB). Dedica-se também à comunicação sobre a Igreja, com particular atenção a posicionamentos críticos.

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