Pré congresso Vocacional do Regional Centro-Oeste

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Durante três dias (29 a 31 de março), representantes de 11 das 13 dioceses presentes no Regional Centro-Oeste da CNBB (estado de Goiás e Distrito Federal) e representantes da Vida Consagrada participaram, no Centro Pastoral Dom Fernando (CPDF), em Goiânia, do Pré-Congresso Vocacional Regional. O evento reuniu leigos, religiosos e religiosas, padres, seminaristas e vocacionados, além de vários bispos, incluindo o arcebispo e os bispos auxiliares da Arquidiocese de Goiânia. O tema proposto foi o mesmo que será discutido no 4º Congresso Vocacional do Brasil, que acontecerá nos dias 5 a 8 de setembro, em Aparecida (SP), e um dos temas amplamente discutido no Sínodo dos Bispos dedicado aos jovens, “Vocação e discernimento”.

A principais atividades que dinamizaram o Pré-Congresso forma: palestras, oficinas, reflexões, eucaristia, workshop, estudo, troca de experiências. A abertura do evento foi feita pelo arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz, que fez reflexões sobre a história da Pastoral Vocacional no Regional Centro-Oeste. Segundo ele, uma trajetória de dificuldades e superação de desafios, mas um trabalho que se “plantado dá frutos”. “Há 30 anos foi semeado este trabalho no regional e ele floresceu. É sempre assim e sempre vai ser. Muitas vocações brotaram, sobretudo dos leigos e das religiosas”, pontuou. Em poucas palavras, o bispo auxiliar de Brasília e referencial para a Pastoral Vocacional no Regional Centro-Oeste, Dom José Aparecido Gonçalves, deixou sua mensagem aos participantes. “Deus não tira nada, nos dá tudo e ele conta conosco para renovar a face da Igreja.” O secretário executivo do Regional Centro-Oeste, padre Eduardo Luiz de Rezende, deu boas-vindas a todos e desejou que o evento fosse um marco de reavivamento vocacional.

No último dia, houve plenária com a síntese das oficinas, conclusões e testemunhos e as considerações finais e encaminhamentos para o 4º Congresso Nacional, feitos pelo coordenador nacional da Pastoral Vocacional, padre Elias Silva. A Santa Missa de encerramento foi presidida pelo bispo auxiliar de Goiânia, Dom Moacir Silva Arantes.

Informações gerais sobre o Congresso Nacional podem ser obtidas pelo site www.congressovocacionalbrasil.com.br. O Regional Centro-Oeste deverá participar do evento com 23 delegados, sendo um representante de cada diocese, cinco da equipe regional da Pastoral Vocacional e cinco religiosos pela Conferência dos Religiosos do Brasil – seção regional.

Publicações recentes