Plataforma Laudato Si’ promove live com reflexões sobre a Encíclica Laudato Si’ e seu Impacto nas Comunidades Religiosas

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

O Papa Francisco convocou todas as pessoas de boa vontade a se unirem ao “Tempo da Criação” sob o tema “Que a justiça e a paz fluam!”, inspirado em Amós 5,24. Nesse chamado, ele enfatiza a importância de estabelecer relações significativas como parte do compromisso de cuidar da Casa Comum, o planeta Terra.

Em resposta a essa convocação, a CRB Nacional, em parceria com a Plataforma de Ação Laudato Si, dinamizada pela Irmã Claudia Chesini, realizou uma transmissão ao vivo no dia 28 de setembro. O evento contou com a participação da presidente da CRB Nacional, Ir. Eliane Cordeiro, da Assessora do Setor Missão, Ir. Valmi Bohn, e a Assessora da Plataforma Laudato Si para a América Latina, Mauren Vila Nuova. Também foram destaque os projetos de cuidado com a Casa Comum conduzidos pelas Congregações Filhas do Sagrado Coração de Jesus, de Maceió, e pela Congregação das Irmãs Franciscanas Bernardinas de Porto Alegre. A Regional do Maranhão compartilhou suas atividades por meio da Coordenadora Ir. Maria de Nazaré Freire. O Prof. Humberto Herrera Contreras trouxe reflexões essenciais sobre a necessidade de reavaliar nossa compreensão dos desafios ecológicos e das ações tomadas.

Projetos de Cuidado - Regional do Maranhãocom a Casa Comum - Regional do Maranhão
« de 4 »

A Plataforma de Ação Laudato Si’ representa um convite para todos se engajarem ativamente no cuidado de nossa casa comum. O Papa Francisco ressalta que essa jornada começa pela transformação dos corações, abandonando a mentalidade de exploração da natureza e adotando a visão de que ela é um dom sagrado do Criador. Ele sublinha a necessidade de uma abordagem ecológica abrangente, que inclui o respeito por Deus, aos semelhantes atuais e futuros, toda a natureza e a nós mesmos.

Além disso, o Papa nos exorta a reformular nossos estilos de vida, reconhecendo os “pecados ecológicos” que cometemos e cultivando uma postura de gratidão pela criação. Por fim, lembra da importância de influenciar as políticas públicas que moldam as sociedades e afetam as gerações presentes e futuras.

Com união, nesse esforço coletivo, pode-se contribuir para a promoção da justiça, da paz e da preservação de Casa Comum, seguindo o chamado e a inspiração do Papa Francisco.

Assista a live:

Publicações recentes