Pe. Thierry fez sua Páscoa definitiva

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Pe. Thierry Linard de Guertechin, sj

A Companhia de Jesus (jesuítas) comunica o falecimento, na madrugada de hoje, 30, do Pe. Thierry Linard de Guertechein, SJ, que estava em tratamento de saúde em São Paulo.

Pe. Thierry nasceu no dia 07 de abril de 1944, em Bruxelas, na Bélgica. Entrou na companhia em setembro de 1962. Toda a sua formação foi feita na Bélgica e lá foi ordenado no dia 28 de junho de 1975 pelo cardeal Joseph Suenens, arcebispo de Bruxelas-Malines. No mesmo ano, no dia 13 de novembro, veio ao Brasil como missionário.

Formou-se em demografia e lecionou essa matéria na PUC-Rio de 1975 a 1979, exclusivamente, e depois, dividia as aulas na PUC com cursos no IBRADES (Centro João XXXIII), com assessorias e com o trabalho pastoral na Favela da Rocinha. Nesta comunidade pobre, o Pe. Thierry adquiriu uma casa e nela fez uma experiência de inserção. Esta casa, hoje, é administrada pela Ação Social P. Anchieta (ASPA), entidade que tinha o Pe. Thierry como Assessor e Diretor Espiritual.

Em 1998, com a mudança do IBRADES para a Brasília, ele também foi para a Capital Federal onde, além de trabalhar no Ibrades, (onde foi diretor de 2000 a 2004) era membro da Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese e da Comissão Nacional de Justiça e Paz e coord. Diálogos em Construção (OLMA). Foi assessor da CNBB até 2016 e Diretor do Centro Cultural de Brasília de 2005 a 2011. 

Desde 2008 ele tinha diagnostico de gânglios infectados na garganta. Já tinha passado por vários procedimentos médicos. No ano passado, a situação se agravou e ele precisou afastar-se de suas atividades e ser transferido para a Casa de Saúde e Bem-Estar Nossa Senhora da Estrada, em São Paulo. Faleceu hoje, 30 de janeiro, 01h, e o corpo será trasladado para Brasília, onde será sepultado.

A CRB Nacional, em nome de todos os religiosos e religiosas, se solidariza com a Companhia de Jesus e expressa vivos sentimentos de pesar pela partida do Pe. Thierry.

Ao mesmo tempo, louva a Deus, pela vida e pelo bem imenso que Pe. Thierry semeou entre as pessoas consagradas e na Igreja.

Sua Páscoa nos fala de Ressurreição, de ressignificação no coração e na vida de todas as pessoas. Seja tudo, e também este momento, “Para a Maior Glória de Deus”.

 

Publicações recentes