Pe. João Roque Rohr, sj, fez sua Páscoa e nos convidou a “reavivar o dom”

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Fez sua Páscoa, na manhã deste sábado, 29 de maio, o padre jesuíta João Roque Rohr, vítima da Covid-19.
Padre João Roque tinha 80 anos de idade e 60 anos na Companhia de Jesus.
Morava na Comunidade Santos Mártires das Missões (RS), junto ao Colégio Anchieta.

 

Nota da CRB Nacional

Ao partir,  o Pe. João Roque, sj,  fez sua Páscoa e nos convidou a “reavivar o dom”.

Ao recebermos a notícia da partida do Pe. João Roque Rohr, sj, recordamos que ele dizia ser importante: “reavivar o dom” !

“Importa sempre, e de modo especial hoje, dadas as circunstâncias do tempo humano em que vivemos, reavivar o dom que nos foi feito, repor o necessário azeite em nossa lâmpada. encher de vinho novo os novos recipientes que nos são delineados. sentar novamente à beira do poço das águas da Vida, buscar mais e mais intensamente o Reino que nos é ofertado. caminhar …• caminhar sem parar no encalço do Bom Mestre que nos atraiu junto a Si. Ele também falava em parábolas e empregava muitas metáforas, às vezes para que seus ouvintes O entendessem. outras vezes para que não O entendessem.
Acaso não nos sentimos interpelados a plantar os grãos de trigo enquanto estão animados pelo princípio vital que lhes garante a germinação? Ou teimamos em conservá-los em nossos celeiros, bem guardados. até perderem a sua força vital e poder de reprodução?
Será que deixamos de produzir vinho novo para que não arrebente nossos barris velhos? Assim como o grão de trigo precisa morrer para germinar, florescer e frutificar, assim também o vinho novo passa necessariamente por um processo de fermentação para se tornar um saboroso vinho velho, contido em barris novos.
Não temamos, portanto, esta morte, indispensável passagem para a ressurreição e vida nova. Não temamos a fermentação do vinho novo, condição necessária para degustar seu sabor e desfrutar as alegrias que nos proporcionará.
Refundar, isto é, fundar de novo, aprofundar, fundamentar mais e mais nosso viver consagrado Naquele e por Aquele que é a Rocha, a Fonte, a Luz, o Caminho, a Vida.
Ele, por seu Espírito, saberá suscitar então, em nós, e por meio de nós, renovada por seu Reino, novo empenho de vida, novas modalidades e formas de ser e agir, em resposta aos sussurros do Espirito em nosso próprio espirito, aos anseios da humanidade e aos clamores dos pobres que aguardam, por meio de nós. a resposta do carinho do Pai-Mãe. nosso Deus.
Refundar é pois, uma permanente exigência que Deus nos faz, a nós, a nossas Congregações e Institutos, à própria CRB.
Que passos e atitudes está Ele nos solicitando agora? Como adequamos nossa realidade às novas demandas que o Senhor nos faz? Como podemos melhor nos ajudar, em comunhão intercongregacional, para vivermos e expressarmos a “fraternidade exemplar que sirva de estimulo aos outros corpos eclesiais no empenho quotidiano de dar testemunho do Evangelho? ” ( Palavras do Pe. João Roque Rohr, sj, ao abrir a XVIII Assembleia Geral Ordinária da Conferência dos Religiosos Do Brasil, no dia 20 de julho de 1998.)

A CRB Nacional, faz uma grande ação de graças a Deus, nesta véspera da solenidade da Santíssima Trindade, com todos os religiosos que concluem o Seminário da Vida Religiosa Consagrada, pela vida do Pe. João Roque Rohr, sj, que tanto se dedicou à vida consagrada,  também como promotor da educação, à frente de diversas instituições de ensino, como Provincial dos Jesuítas, como Presidente da Conferência dos Provinciais da América Latina, como reitor do Colégio Pio Brasileiro e presidente da CRB Nacional (1996-2001).
A CRB, também, se solidariza com os familiares, a comunidade e os religiosos jesuítas.
Concluímos, com as palavras do próprio Pe. João Roque: “É tempo de buscar o que, realmente, corresponde ao projeto de Deus para nós, em sintonia com a dinâmica do Reino, revelada por Jesus. Tempo de ousar, de enfrentar os desafios, de alegrar-se com a kénosis. a cruz e o martírio. Tempo de resgatar o amor primeiro”.
Obrigada, Pe. João Roque Rohr, sj.

Ir. Maria Inês Vieira Ribeiro, mad
Presidente da CRB Nacional
Brasília, 29 de maio de 2021

 

 

Pe. JOÃO ROQUE ROHR,SJ

Natural de Itapiranga – SC (13/08/40).
Graduado em Filosofia (1962-1964) – Centro Cristo Rei, São Leopoldo RS.
Graduado em Teologia (1968-1971) – Centro Cristo Rei, São Leopoldo, RS.
Licenciado em Filosofia pela Faculdade Nossa Senhora Medianeira – São Paulo, SP.
Licenciado em Pedagogia (1971) – Santiago, Chile.
1965-1967: Professor de História no Colégio Anchieta – Porto Alegre, RS.
1972-1974: Orientador Pedagógico no Colégio Anchieta – Porto Alegre, RS.
1975: Licenciatura em Teologia – São Leopoldo, RS.
1975-1987: Diretor Acadêmico do Colégio Anchieta – Porto Alegre, RS.
1976-1982: Diretor Geral do Colégio Anchieta – Porto Alegre, RS.
1980-1985: Coordenador de Educação da Província do Jesuítas do Sul do Brasil
– Porto Alegre, RS.
1980-1985: Vice-Presidente da Associação das Escolas Católicas do Brasil (AEC) – Brasília, DF.
1986, 1993-1995: Assessor Nacional da AEC – Brasília, DF.
1987-1993: Provincial da Província dos Jesuítas do Sul do Brasil – Porto Alegre, RS.
1994-1995: Pró-Reitor de Graduação da UNISINOS – São Leopoldo, RS. Neste período também participou da direção da Sociedade Antônio Vieira (mantenedora das obras dos Jesuítas), da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB Nacional) e da Rede das Escolas de Educação Popular – Fé e Alegria.
1996-2001: Presidente Nacional da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB-Nacional) – Rio de Janeiro, RJ.
2001-2002: Assessor Nacional da Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB) – Brasília, DF, para a Campanha de Combate à Fome (que resultou no Movimento Fome Zero e, posteriormente, foi incorporado no Bolsa Família).
2003-2008: Provincial dos Jesuítas do Brasil e Presidente da Conferência dos Provinciais da América Latina (CPAL) – Lima, Peru.
2009-2014: Reitor do Colégio Pio-Brasileiro – Roma, Itália.
2015-2017: Ministério presbiteral na Capela do Colégio Anchieta, Orientador dos Alunos do Colégio, – Porto Alegre, RS. Assistente Eclesiástico do IDC.
2018: Reitor da Igreja São José – Porto Alegre, RS.

Publicações recentes