Papo em Rede discute Economia de Francisco e o Sínodo para a Amazônia

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
 

A Rede Eclesial Pan-Amazônica realiza, hoje, quarta-feira, dia 19 de fevereiro, às 16 horas, no Centro Cultural Missionário, em Brasília (DF), mais uma edição do projeto “Papo em Rede – diálogos que geram transformação”. O tema em discussão, desta vez, será a Economia de Francisco e o Sínodo para a Amazônia, dois grandes eventos eclesiais.

De que forma essas atividades dialogam e impactam a vida dos povos da Amazônia? Essa é a pergunta que buscará ser respondida na atividade. Para ajudar na reflexão foram convidados Adroaldo Quintela, membro da Associação Brasileira de Economistas pela Democracia/ABED, Marcela Vieira, assessora nacional de Economia Popular Solidária da Cáritas Brasileira, e Leon Souza, coordenador de articulação da REPAM-Brasil que representará a Rede no encontro da Economia de Francisco que será realizado em Assis, no final de março.

Economia de Francisco

O papa Francisco reunirá, na cidade de São Francisco de Assis, na Itália, jovens com menos de 35 anos envolvidos no âmbito da pesquisa (estudantes e acadêmicos em Economia e outras disciplinas afins, estudantes de Mestrado, Doutorado, jovens pesquisadores) e também de empresas, empresários e dirigentes. A proposta é de se  fazer um pacto com os jovens – para além diferenças de crença e nacionalidade –  para mudar a economia atual e dar uma alma para aquela do amanhã, para que seja mais justa, sustentável e com um novo protagonismo de quem hoje é excluído.

 

Sínodo para a Amazônia

Convocado em outubro de 2017 pelo papa Francisco, o Sínodo teve seu ponto alto em outubro de 2019 com a realização da Assembleia Sinodal, em Roma. Antes disso, foram realizadas escutas em todo o território da Pan-Amazônia em que os povos da região puderam dizer dos sonhos e necessidade para se pensar novos caminhos para a Igreja e para a Ecologia Integral. Ao final da atividade em outubro do ano passado os participantes da assembleia entregaram a Francisco o Documento Final com as reflexões realizadas naquele período, em estreito diálogo com as escutas dos territórios. No último dia 12 , o papa divulgou a Exortação Apostólica “Querida Amazônia”, em que dialoga com as questões levantadas pelo Sínodo e apresenta os sonhos que tem para a Amazônia.

“‘O paradigma tecnocrático tende a exercer o seu domínio também sobre a economia e a política’ (LS, n.109). Para combater isso, que prejudica seriamente a vida, é necessário buscar modelos econômicos alternativos, mais sustentáveis, amigáveis à natureza, com sólido ‘sustento espiritual’”, afirmam os padres sinodais no Documento Final do Sínodo em seu número 71.

Papo em Rede

Criado em 2018 com o objetivo de promover espaços de diálogo sobre temas relacionados à Amazônia ou que impactem geralmente na realidade amazônica, fortalecer redes de parceiros colaboradores, possibilitar a participação de agentes formadores de opinião e contribuir para a discussão da construção de políticas públicas com foco nos temas abordados, bem como visibilizar situações pouco discutidas sobre a Amazônia e potencializar a incidência da REPAM-Brasil, o projeto chega em sua quarta edição.

  • Serviço

Atividade: Papo em Rede: “Economia de Francisco e o Sínodo para a Amazônia: novos caminhos”

Data: 19/02/2019

Horário: 16h

Local: Centro Cultural Missionário – SGAN 905 – Asa Norte

Contato: Paulo Martins – assessor de imprensa da REPAM-Brasil: 61- 98595.5278

Publicações recentes