Papa inaugura “Super Nuns” em apoio às irmãs que trabalham com vítimas do tráfico humano

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram


Por ocasião do Dia Mundial de Oração e de Reflexão contra o Tráfico de Pessoas, o Papa Francisco encontrou de forma privada na manhã deste sábado na Biblioteca do Palácio Apostólico, alguns membros da rede Talitha Kum e da Fundação Galileo, para lançar a comunidade “Super Nuns”, que se propõe a levantar fundos para irmãs comprometidas no resgate das vítimas do tráfico de seres humanos
Cecilia Seppia e Debora Donnini – Cidade do Vaticano

Com o primeiro clique, o Papa Francisco inaugurou “Super Nuns”, a comunidade na plataforma Patreon, idealizada para arrecadar fundos em favor das vítimas do tráfico de seres humanos e para financiar projetos de assistência e apoio.

O projeto lançado pela Talitha Kum – a Rede Internacional da Vida Consagrada comprometida em reconstruir essas vidas e protegê-las dos traficantes – e patrocinado pela Fundação Galileo, prevê a parceria de vários artistas de rua, entre os quais Stephen Power, também conhecido como ESPO, grafiteiro estadunidense, e Leiji Matsumoto, pioneiro da animação japonesa. Repetidamente, o Papa falou sobre o drama do tráfico, também pedindo ações concretas.

Francisco, na manhã deste sábado, cumprimentou a todos pessoalmente e a irmã Gabriella Bottani, coordenadora internacional de Talitha Kum, apresentou o site ao Papa.

O artista Stephen Power pediu a Francisco para autografar uma cópia da primeira imagem e uma foi presenteada ao próprio Papa.

A inauguração contou com a presença de algumas irmãs da rede Talitha Kum, nascida por iniciativa da União Internacional das Superioras Gerais (UISG) e que há 10 anos promovem a colaboração e o intercâmbio de informações entre mulheres e homens consagrados em 70 países do mundo, para erradicar o flagelo da escravidão.

Irmã Bernadette Mary Reis pediu um comentário para a irmã Gabriella Bottani:
R. – O tema do tráfico de seres humanos, assim como o trabalho que estamos realizando, é muito querido pelo Papa Francisco, e ele mostrou isso mais uma vez ao aceitar o convite para ser o primeiro a entrar na página Patreon de “Super Nuns” de Patreon, e estamos profundamente agradecidas e felizes por isso.

Em que consiste esta iniciativa?

R. – Para nós, é um grande desafio e também acredito em um grande dom. “Super Nuns” nasceu de uma proposta de John McCaffrey, da Fundação Galileo, que estava em contato com a sociedade Edelman, uma grande empresa de comunicação nos Estados Unidos, e que a cada ano doa seu trabalho gratuitamente para projetos sociais. Em 2019, escolheram precisamente Talita Kum por ocasião de nossos 10 anos de vida, e iniciamos um diálogo com a equipe criativa de Edelmann, que deu vida à “Super Nuns”. Um dos primeiros obstáculos que encontramos foi justamente como contar a história de Talitha Kum sem colocar em risco a identidade das irmãs e respeitar as vítimas. Percebemos as pessoas que acompanhamos todos os dias, que sofrem ou que sofreram com o tráfico, dos testemunhos, que no início foi um ponto crítico das relações com o grupo criativo, que depois tornou-se um espaço bonito, de novidades. Edelmann então nos fez a proposta de trabalhar com alguns artistas que trabalham na área de quadrinhos e animação. O primeiro que aceitou é um artista famoso dos Estados Unidos, que trabalha com graffiti nas paredes. Não nego que, no começo, estávamos preocupadas com esse mundo desconhecido. Então, no diálogo e no encontro que ocorreu com os artistas e entre nós religiosas, percebemos que é uma parceria “poderosa” porque nos permite contar as histórias de Talitha Kum e de respeitar aqueles que são nossos valores. Pudemos constatar que a linguagem usada pelos artistas é uma linguagem que vai além, é inovadora e que pode alcançar um público que nunca poderíamos alcançar; também nos ajuda a repensar, a propor nosso trabalho com modalidades novas que nos fascinam.

O que pensam fazer com essa colaboração entre artistas e Talitha Kum?

R. – Antes de tudo, queremos apresentar o tópico do tráfico com novas modalidades: falar, sensibilizar sobre esse assunto também a partir do nosso trabalho, daquilo que fazemos a cada dia, mas também solicitar fundos que irão em parte cobrir os custos que a vida religiosa feminina apoia, quer para a prevenção, quer para a assistência e reintegração social, como para o atendimento às vítimas. Estamos tentando calcular uma média dos custos investidos pelas irmãs nesta área. De acordo com os dados de algumas pesquisas que realizamos, os custos variam de 2.000 a 10.000 euros apenas para apoiar a volta para casa de uma vítima de tráfico por um período breve. Falamos de poucos meses até no máximo um ano, mas em alguns casos temos que acompanhá-los por vários anos, porque as feridas são tão profundas que as pessoas em um ano não estão prontas para reconstruir suas vidas.

Concretamente, como se pode acessar a plataforma?

R.- Do endereço internet Patreon.com/supernuns. A Edelman criou esta plataforma Patreon, que é uma plataforma de artistas que doam e estão doando seus trabalhos e pode ser acessado ​​doando de um mínimo de US$ 2 a US$ 25, mas também mais, depende… Porém, no geral, partimos de um preço mínimo, incentivando assim todos a contribuir, mesmo com pouco. E se todos doarmos uma pequena quantia mensal, juntos podemos realmente enfrentar aquele que é o desafio do tráfico.

Fonte: Vatican.news

Publicações recentes