Papa Francisco celebrou jubileu dos encarcerados

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

No contexto do Jubileu dos Encarcerados, o Papa Francisco celebrou no domingo (06/11), na Basílica de São Pedro, a missa com a presença de centenas de presidiários,  detentos com os familiares,  funcionários das penitenciárias,  capelães dos cárceres, associações que oferecem assistência dentro e fora das prisões.

“A mensagem que a Palavra de Deus hoje nos passa é a da esperança. Aquela esperança que não ilude”, disse o Pontífice.
“A esperança é um dom de Deus. Devemos pedi-la. Ela está no fundo do coração de cada pessoa e de lá ilumina o presente, frequentemente abalado e ofuscado por tantas situações que trazem tristeza e dor. Temos que reforçar sempre mais as raízes da nossa esperança”, recordou o Papa.
“Lá onde está uma pessoa que errou, nesse lugar se faz ainda mais presente a misericórdia do Pai, para suscitar arrependimento, perdão, reconciliação e paz”, auspiciou o Papa.

Hipocrisia inerte

“Digo a vocês: cada vez que entro em uma prisão, me pergunto: ‘Por que eles e não eu?’. Todos temos a possibilidade de errar: todos. Em um ou outro modo erramos. E esta hipocrisia faz com que não se pense à possibilidade de mudar de vida, há pouca confiança na reabilitação, na reinserção social”, desabafou o Papa.
E concluiu:
“A fé, mesmo que tão pequena quanto um grão de mostarda, é capaz de mover montanhas. Quantas vezes a força da fé permitiu pronunciar a palavra perdão em condições humanamente impossíveis! Só a força de Deus, a misericórdia, pode curar certas feridas”.

Angelus
Ao meio-dia, no Angelus, o Papa fez uma apelo “em favor do melhoramento das condições de vida nas prisões, para que a dignidade dos detentos seja plenamente respeitada”.
“Além disso, desejo reiterar a importância de refletir sobre a necessidade de uma justiça penal que não seja exclusivamente punitiva, mas aberta à esperança e à prospectiva de reinserção do réu na sociedade”.

Acordo de Paris
Francisco também recordou que no último dia 4 entrou em vigor o Acordo climático de Paris e do início, nesta segunda-feira, da conferência de Marrakesh.
“Este importante passo à frente demonstra que a humanidade tem a capacidade de colaborar para a preservação da criação, para colocar a economia a serviço das pessoas e para construir a paz e a justiça”.

Beatos na Albânia

O Papa também recordou os presentes na Praça São Pedro a beatificação de 38 mártires, realizada no sábado (05/11), na Albânia.

Fonte: Rádio Vaticano

Publicações recentes