Nota da CRB Nacional sobre tolerância

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram


“Permanecei no meu amor” (Jo 15,9)

Com a proximidade das eleições, a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), reafirma o que expressou em sua Mensagem, ao final da 26ª Assembleia Geral Eletiva (AGE):

“Diante de uma necropolítica que ameaça à democracia, que instrumentaliza a vida, destrói os corpos, desencadeia a morte e faz morrer; comprometemo-nos com o valor da vida, os direitos humanos, a ecologia integral, a dignidade de cada pessoa e as novas formas de relações humanizadas e humanizadoras”. (Mensagem da 26ª AGE).

Reforçando este compromisso, queremos convidar a todos e todas os/as consagrados/as a assumir a atitude que nos pede Jesus, em seu mandamento: “ama teu próximo como a ti mesmo” ( Mt 22,29), “ama os teus inimigos” (Mt 5,44). Esta atitude profundamente evangélica precisa se fundamentar no que hoje chamamos de “tolerância”.

A dignidade da pessoa humana exige o reconhecimento e o respeito às diferenças. No entanto, vive-se em nossa sociedade globalizada, com a marca da diferença, que separa e exclui, como se a maneira de pensar fosse apenas uma determinada e quem pensa diferente é inimigo. E a intransigência em aceitar o diferente gera a intolerância e o ódio expressos até em discursos cruéis nos palanques, nos auditórios e nas mídias sociais. Fala-se ainda da “cultura do medo”, fruto da espetacularização da violência. Cruel também é um certo procedimento que não podemos ignorar, que para acalmar o “deus mercado”, sacrificam-se pessoas e direitos.

O Papa Francisco lembra que o cristão deve estar a serviço da paz e da fraternidade, sendo que o nome de Deus não pode ser usado para justificar atos de violência, homicídio, de exílio, de terrorismo e de opressão:
“Os comportamentos de ódio, a violência e o derramamento de sangue são incompatíveis com os ensinamentos religiosos”. (Bagdá, tema “Sois todos irmãos”, Papa Francisco – 5/03/2021).

A vida consagrada não pode compactuar com esta práxis. Para tanto, a CRB propõe o diálogo, o senso crítico diante das armadilhas, a dimensão da dignidade e dos direitos fundamentais, a tolerância e a opção pelo bem comum.

Assim, a tolerância é uma exigência ética fundamental para uma saudável convivência. E para que o conviver seja um exercício diário de cidadania, torna-se necessário, despir-nos da superioridade e arrogância, entendendo que dependemos uns dos outros para viver melhor.

Saudações especiais a todos e todas.

Natividade de Nossa Senhora
Brasília, 8 de setembro de 2022

Ir. Eliane Cordeiro de Souza
Presidente e
Diretoria da CRB Nacional

Publicações recentes