“No signo da cruz”: 24 de março Dia dos Missionários Mártires

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Criado em 1993, por iniciativa do Movimento Juvenil Missionário das Pontifícias Obras Missionárias (POM) da Itália, escolhendo como data o aniversário do assassinato de dom Oscar Arnulfo Romero, arcebispo de San Salvador (24 de março de 1980), o Dia de Oração e Jejum em memória dos Missionários Mártires chega este ano à sua 23ª edição na perspectiva da iminente beatificação de Dom Romero, que terá lugar no dia 23 de maio.

A iniciativa tem como objetivo lembrar, com oração e jejum, todos os missionários que foram mortos no mundo e todos os agentes pastorais que derramaram seu sangue por causa do Evangelho. Hoje, a iniciativa se estende a muitas dioceses, realidades juvenis e missionárias, e institutos religiosos dos vários continentes.

“Muitos missionários que deram suas vidas simplesmente porque, como Cristo, escolheram ficar ao lado dos pobres e pequenos, porque viveram as bem-aventuranças como operadores da paz e da justiça para os povos que o Senhor lhes confiou para servir – escreve padre Michele Autuoro, diretor nacional de Missio, no subsídio para o dia. Portanto, dia de memória, mas também de intercessão pelo dom da paz e de uma fraternidade verdadeira no respeito de todos… “.

Em 2014 foram mortos violentamente 17 sacerdotes, 1 religioso, 6 religiosas, um seminarista, um leigo. De acordo com a distribuição continental, na América 14 agentes de pastorais foram mortos (12 sacerdotes, um religioso, um seminarista); na África foram mortos sete agentes pastorais (2 sacerdotes, 5 religiosos); na Ásia foram mortos dois agentes de pastorais (um sacerdote, um religioso); na Oceania foram mortos dois agentes pastorais (1 sacerdote, um leigo); na Europa foi morto um padre.

Comentando sobre o tema escolhido para o dia deste ano, “No signo da cruz”, Alessandro Zappalá, secretário nacional de Missiogiovani, afirma: “Se há uma coisa que une todos os cristãos espalhados nos cinco continentes, esta é a cruz. Um instrumento de tortura e morte que durante séculos aterrorizou todos os povos, até que, naquela cruz foi crucificado o Filho de Deus, Jesus … Daquele momento em diante, a cruz se tornou um símbolo de salvação para todos, porque Jesus, morrendo, redimiu todas as nossas culpas e todos os nossos pecados”.

No livreto preparado para a celebração do Dia constam algumas propostas para a animação: uma reflexão sobre o tema, o texto de uma vigília de oração, outro para a Via-Sacra e o traço de uma liturgia penitencial. Doentes e sofredores podem oferecer o seu sofrimento para apoiar as obras dos que trabalham em todos os cantos da terra para anunciar e testemunhar o Evangelho.

Subsídios para o Dia, em italiano

Fonte: Agência Fides

Publicações recentes